Publicado em
Ainda que o semestre letivo 2022.2 do Campus Avançado Arapongas se inicie oficialmente nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, a semana, que carrega consigo a responsabilidade de acolher o final de um ciclo letivo (2022.1) e o início de um novo (2022.2), se iniciou com uma agenda bastante dinâmica, receptiva e ilustre. Já no período da manhã o novo docente, Caio Marcelo Lourenço, professor da área de Engenharia de Produção, se apresentou no Campus e deu início ao seu exercício, trazendo consigo novos conhecimentos a serem agregados à estrutura da instituição.
Durante o período de toda a tarde desta segunda-feira, dia 12 de setembro, a Agência de Inovação do IFPR (AGIF), representada pelo seu diretor, Prof. William José Borges , juntamente com o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcelo Estevam, e sua equipe composta pela Diretora de Extensão, Arte e Cultura, Mônica Luiza Simião Pinto e a Diretora de Pesquisa, Tatiana Oliveira Couto Silva, marcou presença no Campus.
O diálogo contou com a presença de servidores técnicos e docentes e teve como principal temática a apresentação e discussão dos processos de inovação tecnológica, pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus, bem como as formas de suporte que a PROEPPI, juntamente como a AGIF, fornecem no estabelecimento e estruturação de projetos de cooperação técnica, proteção da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e criação dos núcleos de inovação tecnológica.
Durante a troca de experiências, foram apresentados os três eixos tecnológicos norteadores do Campus Avançado, bem como os cursos ofertados. Além disso, a própria estruturação do curso subsequente em Melhoria de Processos, que traz em sua matriz curricular a curricularização dos projetos de extensão, algo extremamente inovador dentro do ambiente institucional. Em consonância com os debates, foram apresentados também algumas parcerias formalizadas entre o IFPR e entidades locais, tais como Prefeitura, Guarda Mirim, Associação Comercial e Empresarial de Arapongas, dentre outras.
Além da Inovação Tecnológica, a estrutura de funcionamento da PROEPPI foi apresentada, bem como as ferramentas institucionais disponíveis para os servidores. Foram tratados também editais de fomento, que possibilitam a captação de recursos externos. Ao fim do ciclo de debates e troca de experiências, a equipe se deslocou para o local onde está sendo construída a sede própria do Campus Avançado Arapongas, apresentando os novos desenvolvimentos realizados no local e a visualização in loco das próximas etapas de construção.
Diante de todo um dia de atividades, para fechar a noite com chave de ouro, a aula inaugural do curso FIC em Temáticas Emergentes na Educação teve sua aula inaugural realizada. Sob regência da coordenadora do curso, Profa. Patrícia da Silveira, a aula sobre Estratégias de Aprendizagem ocorreu como previsto e com a apresentação dos docentes do curso. Os novos alunos do Campus foram recepcionados em um clima festivo e caloroso, para que pudesse ser iniciado processo de troca de conhecimentos.