Formatura dos alunos imigrantes no curso “Português para imigrantes – português como língua de acolhimento – Campus Assis Chateaubriand

EVENTOS

Acolhimento foi a palavra de ordem durante a cerimônia de formatura de português para imigrantes no auditório da Prefeitura de Assis Chateaubriand na última sexta-feira (03/03). Exemplo de inclusão, pluralidade e inserção social pela linguagem, o curso encerrou-se com a solenidade de formatura.

Fizeram-se presentes na formatura, além dos professores, formandos e seus familiares, o prefeito Valter Aparecido Souza Correia; a primeira dama Izabel Claro; o secretário de Assistência Social Claudemir; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Chiquinho da saúde; a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Aninha; e o diretor do Campus do IFPR, Vicente Estevam Sandeski.

O projeto de extensão, “Português para imigrantes – português como língua de acolhimento”, foi organizado por meio de uma parceria entre a prefeitura, através da secretaria de Assistência Social e o IFPR- Campus de Assis Chateaubriand. O projeto foi planejado, coordenado e executado pelos professores de língua portuguesa do IFPR, Celina de Oliveira Barbosa Gomes; Michelli Cristina Galli e Pedro Leites Junior.

A partir do relato da professora Celina a solenidade de formatura do curso na sexta-feira (03/03) representou: “uma noite de alegria e de gratidão pela conclusão de um ciclo de formação de nossos queridos alunos e alunas do Paraguai e da Venezuela”.

]