Audiência Pública no Campus de Assis Chateaubriand: “O PDI da Esperança – O Futuro do IFPR na sua voz” – Campus Assis Chateaubriand

PDI

Na noite de quinta-feira (25/05) foi realizado no auditório da Prefeitura da cidade de Assis Chateaubriand a primeira Audiência Pública para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI do Instituto Federal do Paraná – IFPR, campus Assis Chateaubriand (2024-2028). “Esse momento foi destinado a ouvir a comunidade, o que eles esperam do nosso Instituto para os próximos cinco anos”, afirmou em uma de suas falas o Diretor-Geral do Campus, Vicente Estevam Sandeski.

A comunidade teve a oportunidade de estabelecer um diálogo direto com as autoridades locais, com os representantes da Reitoria em nome do Reitor Odacir Antônio Zanatta, da Diretoria-Geral do campus do IFPR representado pelo Diretor-Geral Vicente Estevam Sandeski de Assis Chateaubriand, bem como dos chefes do Executivo Municipal, o Prefeito Waltinho, e a Presidenta do Legislativo, a vereadora Franciane Micheletto.

A Presidente do Grêmio Estudantil do campus do IFPR de Assis Chateaubriand, a estudante Mariana, abriu os trabalhos destacando a necessidade em se pensar e planejar ações nos próximos anos que atentem para a Assistência Estudantil como um dever institucional, sobretudo com relação à construção de um Restaurante Estudantil no campus, bem como a construção de um Ginásio de Esportes para a prática da Educação Física e também melhorias na acessibilidade do campus com o olhar para os cadeirantes e para o bem-estar dos estudantes em dias de chuva na construção de passarelas cobertas entre um bloco e outro.

Outros professores e estudantes ratificaram as demandas dos estudantes e complementaram em direção às necessidades de profissionais para a área de atendimento especial e de acompanhamento pedagógico aos alunos. Também enfatizaram a necessidade de melhorias na parte prática dos cursos, sobretudo em relação às visitas técnicas e a necessidade de uma fazenda experimental onde seja possível desenvolver práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas ao Curso Técnico Integrado em Agropecuária. Nesta ocasião o Prefeito Waltinho anunciou a possibilidade de a Prefeitura Municipal ceder em breve um espaço para a atividade de Ensino. A sessão seguiu com participação efetiva da comunidade no que diz respeito ao aprimoramento das instalações do IFPR e da rede de internet.

A audiência só foi possível pela colaboração dos servidores do Campus e a participação da comunidade local.