Alunos do Técnico em Eletromecânica do IFPR Assis Chateaubriand publicam artigo em Revista Científica – Campus Assis Chateaubriand

ARTIGO

Os alunos do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio do IFPR Assis Chateaubriand publicaram um artigo em uma Revista científica. O trabalho é intitulado como ‘‘Protótipo de um sensor de fadiga com detecção de pontos faciais’’ e pode ser encontrado clicando (aqui).

O artigo é resultado do Trabalho Final de Cursos dos alunos André Moura, Gustavo Manoel, Jorge Pinto e Pedro Mauloni, egressos do Curso Técnico em Eletromecânica. Eles desenvolveram um protótipo de um sensor para detectar a fadiga de motoristas e alertá-los, com o intuito de reduzir acidentes de trânsito pelo cansaço ou desatenção.

Os resultados obtidos com o sensor de fadiga foram satisfatórios, chegando próximo de 1 segundo para que o sinal de cansaço seja detectado e um alarme acione, evitando que o motorista durma no volante e cause um acidente de trânsito.

O desenvolvimento de novas tecnologias no IFPR vai de encontro a nossa missão e valores, que é promover a educação profissional de qualidade e ser referência na educação tecnológica e científica.