Publicado em
Foi realizada na noite desta quinta-feira (09) a Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar, oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Assis Chateaubriand, por meio de um convênio estabelecido com a Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed) como perspectiva de formação continuada. Ao todo, 40 diretores, coordenadores e professores que atuam na rede municipal de educação fazem parte da primeira turma.
“Este curso é uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades essenciais na gestão educacional, abrangendo desde liderança e comunicação até planejamento estratégico e avaliação institucional. Ao investir nessa especialização, estamos não apenas elevando a qualificação de nossos profissionais, mas também contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de ensino em nossas escolas. É uma chance de transformar os desafios diários em soluções inovadoras e eficazes, garantindo um futuro promissor para toda a nossa comunidade escolar”, exaltou a secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Kulzer.
O Diretor Geral do IFPR, Joaquim José Honório de Lima, disse que o curso foi desenvolvido para abordar as necessidades específicas dos gestores da rede municipal, com foco em temas como planejamento, liderança, gestão de pessoas, políticas educacionais e inovação pedagógica. “Nossa intenção é preparar esses profissionais para atuarem de forma mais estratégica, eficiente e inclusiva. Além disso, estamos entusiasmados em contribuir para o desenvolvimento de uma rede de gestores mais bem preparados e alinhados com as melhores práticas em gestão escolar”.
“A parceria entre o IFPR, Campus Assis Chateaubriand, e a Prefeitura de Toledo reforça nosso compromisso com a educação de qualidade e a transformação social na nossa região”, reforça.
O curso terá 18 meses de duração e irá acontecer todas as quintas-feiras no auditório da Escola de Governo. Além de agregar conhecimento para os professores, a formação também será considerada no Plano de Carreira dos servidores.