Publicado em
Foi lançada hoje, 09, a campanha do Processo Seletivo IFPR 2025 para os cursos técnicos e de graduação. A partir de hoje você já pode acompanhar as novidades em relação à forma de ingresso no Instituto Federal do Paraná.
No dia 20 de setembro, o IFPR publicará o edital do processo seletivo. O documento trará todas as informações relativas ao processo de seleção, como o número de vagas ofertadas em cada curso e as regras para concorrer às vagas destinadas à política de inclusão do IFPR. O documento também traz informações sobre uma importante novidade: a mudança na forma de seleção dos candidatos, que será feita por meio de análise do histórico escolar de 7º e 8º anos em Língua Portuguesa e Matemática para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de 1º e 2º anos do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática para os cursos subsequentes. Para os cursos de graduação, será válida a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O período de inscrições para concorrer a uma vaga nos cursos técnicos do IFPR será de 03 de outubro a 11 de novembro de 2024. As inscrições têm um custo de R$ 30,00 (trinta reais) para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes.
Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai de 03 de outubro de 2024 a 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e o período de solicitação de isenção da taxa vai de 03 a 15 de outubro de 2024. Para os cursos de licenciatura, não será cobrada taxa de inscrição no processo seletivo.
A campanha para divulgação do Processo Seletivo 2025 destaca duas características inerentes à natureza do IFPR: a vinculação da instituição à administração pública federal, assim como as Universidades Federais, e a gratuidade do serviço prestado. Isso significa que não são cobradas mensalidades ou outro tipo de taxa para frequentar a instituição.
Hoje o IFPR está presente em 28 municípios do Paraná, em todas as regiões do Estado, em cidades de pequeno, médio e grande porte. É a instituição federal de ensino presente no maior número de cidades paranaenses e possui mais de 30 mil alunos matriculados.
Oferece 436 cursos em modalidades que vão de técnico integrado ao Ensino Médio até a pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos de formação inicial e continuada, que visam à qualificação profissional de diferentes públicos.
Mais informações em breve!