VIII Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra
Publicado em
Nos dias 19 e 21 de novembro, no auditório do Instituto Federal do Paraná, Campus Assis Chateaubriand, aconteceu o VIII Encontro em Alusão ao Dia da Consciência Negra intitulado “Não é brincadeira, é racismo e é crime!”.
O encontro foi promovido pela equipe do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – NEABI do IFPR, Campus Assis Chateaubriand. Conforme a representante do NEABI, professora Celina Gomes, “o evento foi palco de momentos importantes, recebendo convidados que abordaram discussões sobre as faces e as implicações morais e jurídicas do racismo estrutural e sobre a significação da discriminação racial no samba-enredo e na literatura brasileira. Este é um debate mais do que necessário e de todos os dias!”.
Precisamente, no dia 19/11, aconteceu a mesa redonda de debate com os palestrantes Sérgio Ras, servidor do Tribunal de Justiça do Paraná, e o professor Jurandir Junior, do Instituto Federal do Paraná, envolvendo o tema “ Aspectos Jurídicos do Racismo no Brasil”.
Dando sequência ao evento no dia 21/11, a palestra ficou por conta de Eduardo Bonine, jornalista e pós-doutorando na área de Ciências da Religião da PUC/SP, abordando o tema “Basta: o racismo denunciado no samba enredo”.
Para aumentar a participação de todos presentes, teve ainda apresentação cultural realizada por Ademir Rodrigo, Diguinho, Músico e Técnico do Instituto Federal do IFPR que contribuiu interpretando uma música ligada ao encontro.
O IFPR Campus Assis Chateaubriand agradece a todos/as servidores/as e alunos/as envolvidos/as no evento, fortalecendo o compromisso da instituição com uma educação inclusiva, gratuita e de qualidade.