Normas para Publicação

Atualizado em

Normas para submissão

O resumo deverá ser submetido apenas pelo autor principal do trabalho.

O autor principal deverá submeter inicialmente um arquivo com cópia do resumo, em formato PDF, sem identificação pessoal (retirar nomes dos autores, instituições e e-mails).

A cópia do resumo, em formato PDF, com identificação dos autores, será encaminhada após a realização das correções sugeridas pelos avaliadores, quando houver, em até 7 dias depois do recebimento das avaliações. 

O arquivo deve conter a seguinte formatação:

  1. Tamanho da página: A4; Orientação: Retrato; Margens superior e esquerda: 3 cm; Margens inferior e direita: 2 cm; Espaçamento entre linhas: 1,0; Tipo de fonte: Arial; Tamanho da fonte: 12.
  2. Título: parte superior da página, em caixa alta, centralizado e em negrito.
  3. Autoria: os nomes dos autores devem ser completos, colocados dois espaços abaixo do título, centralizado, seguidos dos respectivos números índices (sobrescrito) que irão identificar os autores. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula.
  4. Identificações: um espaço abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) deverão ser colocadas as identificações, conforme segue: Instituição por extenso, nome da Cidade, UF e o e-mail de todos os autores. Utilizar fonte Arial tamanho 11.
  5. Texto do resumo: dois espaços abaixo da identificação, o resumo deverá ser escrito em Português e redigido na terceira pessoa. Deve conter de 200 a 500 palavras. O resumo deve estar estruturado de modo a apresentar introdução, objetivos, material e métodos ou metodologia, resultados e discussão, e conclusão.
  6. Palavras-chave: as palavras-chave devem ser informadas abaixo do resumo, antecedidas pela expressão Palavras- chave:, separadas entre si por ponto  e finalizadas por ponto. No mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave.
  7. Apoio Financeiro: dois espaços abaixo das palavras-chave deverá ser indicada a fonte financiadora, quando houver, indicando o estudante bolsista com o número índice (sobrescrito).

Trabalhos selecionados

Os melhores resumos serão apresentados pelo autor principal na modalidade Apresentação Oral. Os demais resumos aprovados serão apresentados na modalidade pôster (ou vídeo-pôster).

Critérios de Avaliação

Os resumos serão analisados pela comissão de avaliadores ad hoc, composta por membros com comprovada experiência e conhecimento na área temática a qual está vinculado o trabalho. Cada resumo será avaliado por até três revisores.

Os seguintes critérios serão observados para efeito de aceite:

  1. Conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
  2. Capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
  3. Consistência metodológica;
  4. Adequação das palavras-chave à indexação do trabalho;
  5. Redação científica de acordo com a norma culta da Língua;
  6. Formato do resumo em conformidade com as normas estabelecidas para o evento.
  7. A análise do mérito técnico-científico dos projetos será baseada nos seguintes critérios e respectivas pontuações máximas, sendo de caráter eliminatório e classificatório.
Critérios Pontuação máxima
Título de trabalho em conformidade com a pesquisa. 10
Capacidade de síntese, considerando clareza e redação científica de acordo com a norma culta da Língua. 20
Clareza, coerência e consistência na definição do problema, da(s) justificativa(s), dos objetivos e da fundamentação teórica. 25
Adequação metodológica – coerência da metodologia com o(s) objetivo(s); consistência dos métodos e estratégias utilizados para o desenvolvimento da pesquisa. 25
Adequação das palavras-chave à indexação do trabalho. 10
Formato do resumo em conformidade com as normas estabelecidas para o evento. 10
Somatório dos pontos 100