Atividades do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena – Campus Assis Chateaubriand

NEABI

Atividades do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena

Na semana passada, no auditório José Costa, os membros do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena organizaram duas atividades, uma no dia 24/05 voltada para os professores e servidores e, a outra, na sexta-feira (26/05) para os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio.

A atividade da quarta-feira (24/05), “A importância da educação para as relações étnico-raciais na escola para a promoção da inclusão e do combate ao preconceito” foi voltado aos professores e servidores do Campus. Os pontos abordados na fala da Professora Celina de Oliveira Barbosa Gomes foram sobre o racismo estrutural que afeta servidores e alunos, a questão do etnicismo que estrutura a sociedade. A importância de se falar e conhecer sobre racismo, para não reproduzirmos falas, brincadeiras, piadas e sim podermos acolher e transformar o espaço escolar em um espaço de acolhimento.

Já na sexta-feira (26/05) a mesa redonda “Abolição da escravidão”, foi um debate em alusão ao dia 13 de maio, dos 135 anos do “fim da escravidão” no Brasil. Os objetivos presentes nas falas dos professores de História: Suzane Conceição Pantolfi Tostes, Amílcar Machado Profeta Filho e Milton Aparecido Azevedo foi o de pensar sobre a história do trabalho escravo no Brasil e suas consequências. A reflexão abordou a herança histórica da escravidão e a ausência de um projeto de inclusão cidadã às populações africanas como fundamento às desigualdades socioeconômicas no Brasil Contemporâneo, que, em última instância, corrobora com a continuidade de trabalho análogo à escravidão no presente.

Além dos pontos abordados no evento, o momento serviu para afirmação das Políticas Públicas e de valorização da Cultura Africana e Indígena acerca da construção de uma sociedade mais diversa, inclusiva e antirracista na formação dos arranjos sociais e produtivos cada vez mais plurais. As ações ratificam a importância do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas para a formação integral de estudantes de Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio e para a comunidade escolar.