IFPR e SICOOB discutem implementação de cooperativa mirim – Campus Assis Chateaubriand

IFPR e SICOOB discutem implementação de cooperativa mirim

Na terça-feira (07/03/2023) os professores do IFPR, Campus de Assis Chateaubriand Mauro Siena, Cesar Freitas e Wylliam Gongora, juntamente com o diretor do Campus Vicente Sandeski e a Analista de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob, senhora Janete Bilk, se reuniram para discutir a possibilidade de implementar uma cooperativa mirim na instituição. O objetivo da iniciativa é incentivar a educação financeira, cooperativismo e empreendedorismo entre os estudantes e proporcionar um ambiente seguro para que eles possam aprender a gerenciar seu dinheiro desde cedo.

Durante a reunião, foram debatidas as principais questões relacionadas à criação da cooperativa, como a estrutura necessária, a gestão dos recursos e as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos. Além disso, os presentes discutiram a importância de incentivar a participação dos estudantes no projeto e de promover a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro pessoal e comercial e os preceitos da gestão de negócios.

A implementação da cooperativa mirim no IFPR deve trazer inúmeros benefícios para os alunos, como o desenvolvimento de habilidades financeiras, o aprendizado sobre os fundamentos basilares do cooperativismo, o funcionamento do mercado financeiro e a promoção do empreendedorismo. Além disso, a iniciativa pode ser uma excelente forma de envolver os estudantes em atividades extracurriculares e de incentivar a participação dos pais na educação financeira de seus filhos.

A expectativa é que a implementação da primeira cooperativa mirim do IFPR aconteça ainda este ano.