Inaugurado novo Laboratório de Automação e Robótica Aplicada no Campus Assis Chateaubriand. – Campus Assis Chateaubriand

INSTITUCIONAL

No dia 31/08/2023 (quinta-feira), no Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand, foi realizada a aula inaugural do tão aguardado Laboratório de Automação e Robótica Aplicada (LARA). Esta conquista marca um passo crucial na busca pela excelência educacional e pela preparação dos estudantes para os desafios tecnológicos do futuro.

A aula inaugural foi marcada por um clima de entusiasmo e expectativas positivas dos alunos. O novo laboratório representa uma resposta direta à crescente demanda por habilidades técnicas na área de automação e robótica, atendendo diretamente os cursos Técnico em Eletromecânica (integrado e subsequente) e o curso Técnico em Eletrotécnica (subsequente).

Um dos aspectos mais notáveis foi o reconhecimento, por parte dos estudantes, dos esforços da equipe de servidores do campus, que desempenharam um papel ativo na concepção e realização deste projeto. Suas iniciativas e dedicação são um exemplo claro de como a comunidade acadêmica pode trabalhar em conjunto para concretizar sonhos e metas educacionais.

O novo Laboratório de Automação e Robótica Aplicada oferecerá aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e experiência em soluções tecnológicas avançadas. Ele servirá como um espaço onde teoria e prática se fundem, proporcionando uma educação mais completa e preparando nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho.

A importância da prática laboratorial dentro do curso técnico é inegável. Através dela, os alunos podem aplicar conceitos teóricos em situações reais, desenvolvendo suas habilidades técnicas e adquirindo a confiança necessária para enfrentar os desafios do mundo profissional. Além disso, a interação com equipamentos, torna-os candidatos valiosos para empresas locais e regionais.

A inauguração deste Laboratório de Automação e Robótica Aplicada é um testemunho da dedicação do Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand à educação de qualidade e à preparação de seus alunos para um futuro promissor. É um investimento no potencial dos nossos jovens e uma contribuição significativa para o desenvolvimento tecnológico da região.

Com este novo recurso à disposição, o instituto continua a fortalecer sua missão de fornecer uma educação de alta qualidade que atende às necessidades do mercado de trabalho em constante evolução. Parabenizamos todos os envolvidos nesta realização e ansiamos por ver os frutos dessa conquista no sucesso de nossos alunos.

Agradecimentos às direções, setor de Patrimônio, técnicos de laboratório, setor de TI, professores e auxiliares de serviços pelo esforço e colaboração com o projeto.

Para mais informações, entre em contato com Prof. Jair Fajardo Junior em jair.junior@ifpr.edu.br