Grade Curricular do Curso

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A seleção dos componentes curriculares foi realizada após discussões e reflexões conjuntas com os docentes do Eixo de Gestão e Negócios do Instituto de Educação, Cultura e Tecnologia do Paraná (IFPR) campus Assis Chateaubriand, buscando atender aos arranjos produtivos locais e as demandas da comunidade, verificando as áreas de formação dos docentes, assim como, as competências necessárias para a formação técnica e profissional de excelência dos egressos do curso.

A organização curricular do curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio está amparada nas diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico, além das determinações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do Ministério de Educação.

Os pressupostos pedagógicos do Curso Técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, do eixo Tecnológico Gestão e Negócios, compreendem os conceitos e as metodologias propostos na organização do curso e estas visam promover a forma que os docentes conduzirão o processo do ensino/aprendizagem.

Todos os componentes curriculares cooperam para a formação integral dos estudantes. Os quadros a seguir mostram os componentes curriculares anuais obrigatórios, bem como, suas respectivas cargas horárias totais e cargas horárias semanais.

A carga horária do componente Optativo “Língua Estrangeira Moderna: Espanhol”, somente será computada no histórico escolar do estudante que vier a cursá-la. Este componente poderá ser cursado em outros cursos do IFPR em qualquer modalidade. O estudante deverá apresentar documento de conclusão do referido componente para a coordenação e secretaria acadêmica para validação do mesmo.

O Regulamento do Componente Curricular “Projeto Integrador” do Curso de Técnico em Comércio pode ser acessado através deste link.