Rotary Club, Prefeitura Municipal e IFPR de Assis Chateaubriand entregam Meliponário Didático ao Município – Campus Assis Chateaubriand

INSTITUCIONAL

Nesta segunda feira (10/10/22) estiveram presentes no Parque Municipal São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand para a entrega do Projeto de Subsídio Distrital de Rotary do Rotary club de Assis Chateaubriand. Principais Autoridades Presentes: Senhor Eliandro Anholeto Costa – Presidente do Rotary Club de Assis Chateaubriand;Professor Tiago Amaral – Coordenador do Projeto, também representando o Diretor Geral do IFPR campus Assis Chateaubriand, Prof° Vicente Sandeski; Engenheiro Eduardo Schmatz – Diretor do departamento de Meio Ambiente, também representando o Prefeito Municipal de Assis Chateaubriand Walter Aparecido Souza Correia e o Secretário de Obras, Serviços Urbanos, Infraestrutura e Meio Ambiente Douglas Henrique Arantes Cazaqui; Senhora Marcia Cazeta – Vice-Presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos, também representando a Senhora Maria Tereza Iwakura.

O Projeto A Fundação Rotária, através de subsídios, financia projetos humanitários que buscam resolver grandes desafios de comunidades. Usando suas habilidades, conhecimentos, recursos e principalmente parcerias com órgão e entidades competentes e comprometidas, nossos associados de Rotary podem dar vida aos seus projetos e iniciativas, que vão desde o fornecimento de água limpa à promoção da paz no mundo. Os projetos visam atender uma linha temática definida e desde 2021 o apoio ao meio ambiente é a sétima área de enfoque dos projetos do Rotary, sendo as demais: consolidação da paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água, saneamento e higiene; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização; e desenvolvimento econômico comunitário.

Então, o Rotary club de Assis Chateaubriand, conhecendo o projeto “Quintais de Mel”, coordenado pelo Professor Tiago Amaral e desenvolvido dentro do IFPR campus Assis Chateaubriand, e reconhecendo os preceitos das ações concretas do Rotary Internacional, solicitou em 2021 o apoio a proposta que foi contemplado com U$ 3.000,00 de recursos, (aproximadamente R$ 8.500,00) para estruturação de um meliponário modelo implantado dentro do Parque Municipal São Francisco de Assis (Horto Municipal). Neste momento e com esta perspectiva, o Rotary Club de Assis Chateaubriand apresenta a comunidade o projeto “Quintais de Mel” e o “Meliponário Escola”, que tem por objetivo principal ensinar sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão para promover a educação ambiental dentro do município de Assis Chateaubriand e Região. Os meliponínios, abelhas sem ferrão, exercem um papel essencial no processo de polinização de plantas que por sua vez são responsáveis por produzir frutos e alimentar diversas espécies de animais. Além disso, é por meio do processo de polinização que as plantas se reproduzem, mantendo assim o equilíbrio do ecossistema.

O projeto “Quintais de Mel” promove ações de conhecimento e alertar sobre os perigos que as abelhas estão correndo com o mau uso dos recursos naturais e o Meliponário modelo ajudará a difundir conhecimento sobre esse nobre papel que as mais de 300 espécies de abelhas no Brasil exercem. No horto se têm um local ideal para a alocação deste espaço didático, onde podemos colocar as abelhas para exposição e a comunidade terá acesso as informações necessárias para sua preservação e cultivo. Os entusiastas poderão se encontrar e tirar dúvidas.  Os animais e bioma aqui presente se beneficiarão com os mais de dez enxames previstos inicialmente para este local. A Secretaria de Meio Ambiente e o grupo de Meliponicultores passa a ter um espaço de aprendizagem e convivência e conta com uma forma de fortalecimento da identidade do grupo perante a sociedade Chateaubriandense.

Com isso, os visitantes terão uma vivência prática no mundo das abelhas sem ferrão, onde reconheceram o papel na polinização e aprenderão o manejo inicial para se criar abelhas no próprio quintal. A expectativa é que o público atendido pelo projeto sejam os estudantes das escolas públicas e privadas do município bem como a comunidade de Assis Chateaubriand  Nossos agradecimentos aos parceiros deste Projeto. Ao Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand pelo suporte Técnico. Ao professor Tiago Amaral – Pela coordenação da Proposta. A Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand pela cedência do Espaço. O Departamento de Meio Ambiente pelo apoio a ação, organização do espaço e manutenção da Área. Os recursos do Rotary foram alocados na aquisição dos enxames iniciais, adequação do espaço e identificação do local e do projeto.

Texto : Wylliam Salviano Gongora
Fotos : Emerson Rosa