Publicado em
No dia 23 de novembro de 2022 o projeto Quintais de Mel esteve presente na Escola Municipal Miguel Dewes, distrito de Dez de Maio em Toledo. Na ocasião, reuniram-se os servidores do IFPR por meio do Projeto Quintais de Mel e a Prefeitura de Toledo por meio de equipes diretivas e professores das escolas rurais do município, a Coordenadora de Ciências e Educação Ambiental e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O encontro foi motivado por se tratar do segundo de três módulos de uma capacitação oferecida pelo projeto de extensão Quintais de Mel, e visa a educação ambiental por meio da preservação, conservação e interação de crianças com abelhas sem ferrão.
A formação iniciou às 13 horas com um diálogo sobre os conteúdos estudados no encontro anterior seguido de uma oficina de confecção de ninhos-isca feitos com garrafas pet. Estes ninhos-iscas foram fixados em locais escolhidos após análise conjunta com todos no grupo e são para possível instalação de novos enxames, caso as abelhas achem adequado fazer a reprodução de um novo enxame ali.
Após a oficina de ninhos-iscas, os servidores do município de Toledo tiveram a oportunidade de observar e registrar por meio de fichas, características das abelhas Apis, Mandaçaia, Uruçu Amarela, Guaxupé, Jataí e Vespa. Outros insetos também estavam disponíveis para observação em lupas.
Por fim, os servidores municipais receberam mudas e sementes de plantas melitófilas para aprimorarem os jardins de suas unidades e aprenderam como fazer a reprodução por estaca de algumas espécies.
A escola que recebeu o grupo já tinha identificado um enxame de abelha Jataí na parede da biblioteca e após inspeção do local, foram identificados mais seis enxames de abelha Lambe Olhos. A escola foi presenteada com uma caixa racional modelo INPA a qual poderá ser utilizada para transferir o enxame que venha a ser capturado na própria escola, conteúdo este parte do último módulo da formação previsto para ser realizado em 2023.
O projeto Quintais de Mel expressa grande alegria em contribuir com a formação dos servidores, o que leva a educação ambiental também às crianças, objetivo primário do projeto.