Teste de Carga em Pontes de Macarrão Mobiliza Estudantes do IFPR CampusAssis Chateaubriand
Publicado em
No dia 9 de agosto de 2024, os estudantes do 2º ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Assis chateaubriand participaram de uma emocionante atividade prática: o teste de carga de pontes de macarrão. Realizada no âmbito do componente curricular de Cálculo Mecânico, ministrado pelo Professor Darlan Roque Dapieve, a atividade foi projetada para integrar conhecimentos teóricos e práticos, promovendo o aprendizado de conceitos fundamentais de projeto e construção de estruturas treliçadas. A realização da atividade contou também com apoio do Professor Luiz Inácio Chaves e do Técnico de Laboratório Júlio Cesar Norberto.
Participaram da competição seis grupos de estudantes, que foram desafiados a desenvolver um memorial de cálculo de resistência e construir uma ponte capaz de vencer um vão livre de 1 metro entre os apoios, utilizando apenas macarrão tipo espaguete e cola epóxi, de forma que o peso total da ponte não ultrapassasse 2 kg. O objetivo era testar a capacidade de carga das pontes, sendo vencedora a estrutura que suportasse o maior peso antes de seu colapso estrutural.
O destaque da competição foi a ponte vencedora, que resistiu a uma carga total de 22,5 kg. Esta estrutura foi projetada e construída pelos estudantes Gabriel de Lima Nunes, Kauan Leite Telega e Marcos Kauã de Oliveira Marchi, da turma EIN2023. O Professor Darlan destacou a ampla participação e dedicação de todos os alunos envolvidos, ressaltando a importância do empenho coletivo no sucesso da atividade.
A prática não só permitiu a aplicação dos conceitos teóricos de cálculo e montagem de estruturas treliçadas abordados em sala de aula, como também promoveu a integração dos conhecimentos com outros componentes curriculares. Além disso, a atividade incentivou o trabalho em equipe, o planejamento eficaz e a resolução criativa de problemas, competências essenciais para a formação técnica e profissional dos estudantes.