Estudante do Campus Avançado Astorga realiza visita técnica ao Memorial da Resistência e Arquivo do Estado de São Paulo – Campus Avançado Astorga

extensão

Estudante Maria Eduarda com casaco vermelho e blusa preta sentada em cadeira preta exibindo documento histórico. Ao fundo parede branca com duas cadeiras pretas e bancada branca

Nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho, a estudante Maria Eduarda Cordeiro  Silva, na companhia da professora de História Livia Lara da Cruz, realizou visitas técnicas ao Memorial da Resistência e ao Arquivo do Estado de São Paulo na capital paulista.

Ambas as instituições relacionam-se com o projeto de pesquisa desenvolvido no campus e intitulado “Os modelos de mulher nos períodos ditatoriais brasileiros: belas, recatadas e do lar ou degeneradas?”, que tem como fonte documental  prontuários de mulheres fichadas pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP).

“Foi possível ter contato com documentos referentes à ditadura militar brasileira e às revistas do mesmo período histórico, conhecer o edifício e entender melhor  os processos necessários para iniciar uma pesquisa no local”, diz Maria Eduarda.

Além do Memorial e do Arquivo, foram feitas visitas à Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Arquivo Histórico Municipal, Parque do Ibirapuera, Obelisco de 1932 e Museu de Arte de São Paulo. Esta visita ocorreu co a utilização dos recursos disponíveis no Programa de Apoio à Participação em Eventos Estudantis promovido pelo IFPR.