Grupo de estudo em Descoberta de Conhecimento do Campus avançado Astorga realiza visita técnica em Maringá – Campus Avançado Astorga

DESCOBERTA DO CONHECIMENTO

No dia 28 de Julho de 2023, o projeto de extensão grupo de estudo em Descoberta de Conhecimento do Campus Avançado Astorga, juntamente com o apoio do diretor do campus Prof. Ricardo Tows, promoveram uma visita técnica na cidade de Maringá – PR. Os estudantes que fizeram a visita foram selecionados mediante sorteio.

Os participantes da visita técnica foram acompanhados pelos professores Emerson Rabelo, Bruno Henrique Strik, Yuri Rafael Grafeje Feitosa e Narciso Américo Franzin conheceram a incubadora tecnológica de Maringá. Na ocasião, foram recebidos pela Sra. Claudia Toniato Chilante, representante da Incubadora Tecnológica de Maringá, que expôs a história da instituição e sua finalidade. Num segundo momento da visita, os participantes conheceram as instalações da A8 Metal Concept,  onde o proprietário apresentou a ECOGYMN. Essa empresa, única no Brasil, desenvolve equipamentos inovadores na área da saúde, com equipamentos que se ajustam ao corpo, promovendo a qualidade de vida por meio de atividades físicas. Na sequência, conhecemos a empresa de Tecnologia Union System, empresa que desenvolve Sistemas e soluções de marketplace.

Após o almoço a visita técnica foi realizada na Benner, empresa que, desde 1997, desenvolve software de gestão para diversos segmentos, conta atualmente com mais de 1500 colaboradores e mais de 25.000 usuários, contando em sua carteira líderes de mercado em diversos ramos. Os participantes foram recepcionados pela colaboradora Ana Claudia Lorusso, que  apresentou a história da empresa, os ramos de atividades e sua estrutura, além de tirar dúvidas dos estudantes em relação à profissão de desenvolvedor de software.

O professor Emerson Rabelo, coordenador do projeto, afirma que:

Essas ações são relevantes para os estudantes, visto a importância das atividades de extensão, já que nessa prática, os estudantes saem dos muros da escola e vislumbram novas possibilidades profissionais, agregando, desse modo, práticas cotidianas do mundo social do trabalho e despertando o interesse pela atuação na área de tecnologia.

Emerson Rabelo – Coordenador do projeto Grupo de Estudo em Descoberta de Conhecimento

O professor Bruno Henrique Strik destaca a importância deste tipo de ação: “é essencial levar os nossos estudantes a outras cidades para que conheçam indústrias de tecnologia e vislumbrem as oportunidades de carreira que os aguardam”.

Estudante do curso TDS Carolina Hangai afirma “que as visitas técnicas são muito importantes para proporcionar motivação para o exercício futuro da profissão, além de agregar valor acadêmico, valor pessoal e profissional. A experiência foi ímpar e motivadora”.

O estudante do curso TDS e morador da cidade de Maringá Wesley Erick Jurazequi relata que foi uma experiência enriquecedora, “nada melhor do que estar pessoalmente observando como é o funcionamento de uma empresa de desenvolvimento de software”. Por fim, afirma que espera novas ações iguais a esta.

Texto e fotos: Emerson Rabelo