IFPR Astorga está nas semifinais das Olimpíadas de História! – Campus Avançado Astorga

IFPR ASTORGA

IFPR Astorga está nas semifinais das Olimpíadas de História!

A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou nesta segunda-feira (06/06) as semifinais da sua 14ª edição.

Ao todo, o projeto recebeu mais de 73 mil participantes e mais de 18 mil equipes; agora, são 2061, sendo apenas 36 do Paraná. Entre essas, está a equipe “Paraná Insurgente”, composta pelas estudantes do IFPR – Campus Avançado Astorga Gabrielle Tainá do Prado, Isadora Monique Silva e Maria Isabela Costa Moreira, sob orientação da professora Livia Lara da Cruz.

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. As provas são resolvidas com base em debate com as/os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos históricos e referências diversas.

Continuando com a iniciativa exitosa iniciada em 2021, que trouxe 3 medalhas para o IFPR, as/os professores de História dos campi Astorga, Capanema (professora Juliana Valentini) e Curitiba (professores Denilson Schena e Thiago Divardim), e a professora da rede municipal de Curitiba Andressa Garcia organizaram um grupo de trabalho para discutirem, em conjunto com as/os estudantes, as provas e as tarefas da competição, desde o seu início.

A experiência mostra o quão enriquecedor pode ser um trabalho feito coletivamente, de maneira colaborativa e solidária.

Parabéns à equipe “Paraná Insurgente” pela participação e dedicação nas provas e boa sorte nas semifinais!