Livro de Receitas dos Vovôs e Vovós Conectados” é compartilhado no 39º SEURS – Campus Avançado Astorga

extensão

Livro de Receitas dos Vovôs e Vovós Conectados” é compartilhado no 39º SEURS

Na tarde de 17 de setembro de 2021, o trabalho “Promoção das relações sociais entre idosos: construção de um livro de culinária on-line em tempos de pandemia”, que contemplou uma das ações desenvolvidas no projeto “Vovôs e Vovós Conectados: Ligados na Internet e na Qualidade de Vida- 2a edição” foi apresentado no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS).

O projeto vincula as ações extensionistas de inclusão digital dos idosos mediante o uso dos smartphones e seus aplicativos, especialmente o WhatsApp®️, às atividades de ensino e pesquisa, por meio de propostas de atividades cognitivas e de manutenção da saúde mental dos longevos. O momento de afastamento do convívio social presencial abriu possibilidades para o desenvolvimento de novas maneiras de entretenimento e lazer. Segundo a professora Jackeline Guinoza Siraichi, coordenadora do projeto: “A partir da valorização do diálogo realizado no grupo de rede social com os idosos, estimulando a autonomia e o desenvolvimento de uma atividade lúdica prazerosa e interativa, promoveu-se a troca de receitas culinárias e a concretização de um livro de receitas”.

O trabalho foi apresentado pela estudante Djennyfer Abreu de Souza (bolsista PIBEX-Jr./IFPR) que relata ” No início da minha fala estava nervosa tentando lembrar tudo o que precisava ser dito e também, lembrar de respirar. Ao fim da apresentação senti que consegui entregar uma apresentação melhor do que eu imaginava, o que despertou o interesse dos participantes em conhecerem o nosso livro de receitas, foi inesquecível! Uma excelente experiência acadêmico/profissional!”

O projeto conta com a participação dos professores Adriana Martins Gallo, Juliane Pagliari Araujo e Cristiano Schebeleski Soares. Todo material produzido no projeto, inclusive o Livro de Receitas dos Vovôs e Vovós Conectados está disponível no site do Campus, clicando aqui.