NAC do IFPR Astorga realiza oficina de customização de ecobags – Campus Avançado Astorga

NAC

NAC do IFPR Astorga realiza oficina de customização de ecobags

Publicado em

Copiado!

A Oficina de customização de Ecobags, realizada no dia 09/11, aliou arte, literatura e escrita à moda e à preservação da natureza. Foi uma proposta de trabalho interdisciplinar, voltada para a leitura e a arte sustentável. Participaram da organização e execução dos trabalhos o Professor de Pedro Santos de Souza (Arte)., a Profª  Neide Biodere (Letras) e a Profª Juliana Francis Piai.

Customizar sacolas de tecido com criatividade e beleza foi o objetivo da Oficina, que foi pensada pelo NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e desenvolvida pelos  projetos: Leitura  interdisciplinar e inclusiva como prática integradora de ensino e vozes e pelo projeto  Arte e Cultura. 

“Customizar bolsas é uma ação poderosa para garantir um produto único e com a sua personalidade! As ecobags são acessórios versáteis e práticos do momento para você pode levar as ecobags para a praia, para fazer compras ou usar como bolsa, pois está na moda, já que tem a vantagem de ser um artigo sustentável, vantajoso para o meio ambiente.”

Os estudantes que participaram da oficina explicaram que as sacolas foram customizadas com desenhos e pinturas que cada um criou, com frases e textos representando o que cada um queria como mensagem, pois o tema foi livre e a criatividade também. 

“Achei interessante porque tem tudo a ver com a arte e com o meio ambiente. Me senti livre para criar.” 

 “Gostei muito de participar. Quando terminamos ficamos com a nossa bolsa, com a nossa criação”

“O ponto forte da experiência da customização é experimentar e não ter medo de fazer algo  que tenha sua cara, e sempre lembrar que o que você está customizando é uma peça que só você vai ter”. 

“Além de a gente usar a criatividade, esse trabalho nos incentiva a usar ecobags, que  é uma forma eficiente de participar do movimento por um planeta menos sujo e mais justo.

“Quando você usa uma sacola ecológica no lugar de mais uma sacola plástica, está dando o seu exemplo para as pessoas ao redor. Assim, estamos praticando a leitura crítica e atuando como cidadãos”.

“Um simples gesto pode mudar toda uma sociedade. Recusar sacolas plásticas e preferir uma sacola ecológica é o primeiro passo para uma real transformação do mundo. Que tal começar agora?” 

“Ser leitor crítico estimula a criatividade. A arte e a leitura nos levam a refletir sobre cidadania. E precisamos ir além, precisamos ter atitudes e comportamentos cidadãos”. 

Topo