Projeto de leitura do Campus Astorga realiza a gincana “Resolva um enigma e encontre um livro” – Campus Avançado Astorga

extensão

No dia 27 de outubro, o projeto de ensino “Leitura interdisciplinar e inclusiva como prática integradora de Ensino e Vozes”, do IFPR – Campus Avançado Astorga, sob a coordenação da Professora Neide Biodere e do Professor Amir Limana, promoveu uma caça aos livros na biblioteca do Campus, com o intuito de fazer os alunos terem mais interação no ambiente e conhecer um pouco mais sobre acervo da biblioteca.

A ação foi protagonizada pelas bolsistas do projeto Maria Isabela Costa Moreira e Ana Lívia Pona e Brenda, que tiveram a ideia e organizaram toda a ação. Elas esconderam os livros no meio dos outros livros da biblioteca, e os alunos, por meio de charadas, tinham que descobrir de qual obra se tratava, para assim ganhá-la. E junto com o livro os alunos também ganharam chocolates.

Essa divertida brincadeira ajudou também na interação entre todas as turmas e grupos, com um ajudando o outro a decifrar de qual livro se tratava.

Segundo os coordenadores do projeto:

“É muito importante incentivar a autonomia dos bolsistas para criarem ações e desenvolvê-las para que possam perceber todo o processo da ação e reflitam sobre as etapas do projeto, entender também as dificuldades que podem surgir e buscar soluções”.

A professora Neide também lembra uma citação de Henry David Thoreau: “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.” Livro – A desobediência civil”

Estudante do IFPR Atorga recebendo os livros encontrados – Crédito da foto Ana Lívia Pona
As estudantes bolsistas falaram sobre a importância da leitura e da biblioteca para todas as turmas do Campus – Crédito da foto: Neide Biodere