Projeto de extensão sobre diversidade do IFPR debate fake news através do cinema – Campus Avançado Astorga

DIVERSIDADE NA ESCOLA

O projeto de extensão intitulado “Diversidade na Escola: Sob quais lentes enxergamos o mundo?” sob coordenação do Professor Julio Mangini, do Campus Avançado Astorga, tem promovido mensalmente atividades com a comunidade através de cine-debates.

Na última quinta-feira 18, ás 13h, foi realizado mais um encontro, desta vez com o filme “Não olhe para cima”, dirigido por Adam MacKay, com presença no elenco de Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio e Meryl Streep. O longa-metragem tragicômica teve indicação ao Oscar de melhor filme, melhor roteiro e trilha sonora, e provocou um debate necessário sobre fato histórico e comunicacional e o papel da imprensa no estabelecimento de uma verdade, a qual tem forte vínculo com os poderes estabelecidos. O Estado e os grandes conglomerados de tecnologia da informação atuam de forma sistemática para a construção dessas versões para o prevalecimento hegemônico.

As ações do projeto de extensão são abertas à comunidade e contou com forte presença estudantil, o que mostra que tal atividade tem contribuído bastante com a formação dos estudantes. A próxima edição está prevista para o início de junho.