Publicado em
Ocorreu na manhã do dia 02 de junho (quarta-feira) o plantio de araucárias e ipês brancos nas dependências do Campus Avançado Astorga. A ação faz parte de uma integração entre o projeto de extensão Sensibilização Ambiental (IFPR) e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Astorga-PR.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Astorga, Orlando Barbeiro Junior, comentou sobre a importância do plantio, destacando o compromisso com o reflorestamento e com as pautas ambientais:
O grau de importância dele é em todos os sentidos, tanto na questão cultural, quanto na questão ambiental, porque a gente tá trabalhando aqui com mudas nativas do Paraná.
A araucária é uma árvore que ocorre majoritariamente na região sul do Brasil, podendo atingir alturas de 50 m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m e apresentando formato de uma taça.
O ipê branco é uma árvore brasileira que alcança de sete a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro e apresentando florada esplendorosa.
As estudantes Djennyfer Abreu de Souza e Thaís Biasi, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e o estudante Pedro Afonso Rebelo de Melo, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, todos integrantes do projeto também relataram suas experiências na ação:
De acordo com o professor Narciso Franzin, coordenador do projeto de extensão Sensibilização Ambiental, alega que espera que “esse plantio venha atender e venha concretizar por forma de ações, tudo que tá previsto no nosso projeto de sensibilização ambiental.
Alexandre Franco Ramazzote e Ricardo Luiz Töws, respectivamente Diretor Adjunto e Diretor do Campus Avançado Astorga, também participaram da ação e fizeram seus relatos:
Dentro de alguns anos, será possível contemplar os resultados desta ação, com árvores frondosas se impondo no terreno no Campus Avançado Astorga.