Estudantes do IFPR Campo Largo realizam trabalho de campo em Curitiba
Publicado em
No sábado (21), os estudantes do Ensino Médio do campus Campo Largo do IFPR realizaram um trabalho de campo, na região central de Curitiba. O trabalho de campo é uma das atividades do grupo de pesquisa coordenado pelo Professor Dr. Jorge Santana, que se chama “As Histórias que os prédios contam”. Esse grupo de pesquisa que existe desde 2023 tem como objetivo pesquisar e estudar os edifícios históricos e o urbanismo da capital paranaense.
Os estudantes que participam do grupo de pesquisa estudaram por meses os estilos arquitetônicos, o processos de desenvolvimento urbano e as principais alterações urbanas da cidade de Curitiba. E para completar o processo de pesquisa foi realizado o trabalho de campo para que os estudantes pudessem conhecer in loco os edifícios pesquisados e compreender o processo de reforma urbana de Curitiba.
O trabalho de campo teve início no bairro do Centro Cívico, onde foram visitados edifícios modernistas como: Museu Oscar Niemayer, Palácio Iguaçu, Palácio Araucárias, Assembleia Legislativa do Paraná e Palácio 19 de Dezembro (Prefeitura de Curitiba). Nesse ponto foi abordado a história do bairro, como o Centro Cívico foi um bairro planejado na década de 1950, em comemoração ao primeiro centenário do Paraná e construído para abrigar as sedes dos poderes públicos do estado do Paraná. No trajeto para o Centro os estudantes também visitaram o Shopping Muller (Primeira fundição da cidade), o Conservatório de MPB de Curitiba e visitaram uma exposição de pintura no Museu Casa Alfredo Andersen.
Em seguida o trabalho de campo continuou visitando edifícios no Centro Histórico de Curitiba. A partir desse momento o trabalho de campo contou com as explanações e o guiamento do Professor e Educador patrimonial Rogério Balpino, que realiza passeios históricos pela cidade de Curitiba. A partir de uma didática excepcional os estudantes visitaram edifícios históricos e locais como: Paço da Liberdade, Praça Tiradentes, Catedral de Curitiba, Largo da Ordem, Igreja do Largo da Ordem, Igreja do Rosário, Palácio Wolf, Palácio Garibaldi, Ruínas de São Francisco e o edifício Belvedere.
O último momento do trabalho de campo foi destinado a conhecer outros pontos importantes da capital paranaense como: a Mesquita Iman Ali ibn Ali Tálib, Rua XV de Novembro, Teatro Guaíra, Praça Santos Andrade e o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná. Após 6 horas de trabalho de campo os estudantes conseguiram aprimorar seus conhecimentos sobre arquitetura, história e urbanismo, tendo uma formação ainda mais sólida ao conhecerem de perto os prédios que pesquisaram ao longo do projeto de pesquisa. Na 8ª MIPE do campus Campo Largo (Mostra de Inovação, Pesquisa e Extensão) os membros do grupo de pesquisa vão ministrar uma oficina que apresentará os resultados da pesquisa e do trabalho de campo para a comunidade escolar.