Estudantes de Agroecologia realizam visitas técnicas a Fazenda Experimental Canguiri, da UFPR – Campus Campo Largo

VISITA TÉCNICA

Estudantes dos cursos de Agroecologia participaram de duas visitas técnicas distintas na Fazenda Experimental Canguiri, da UFPR, localizada no município de Pinhais/PR. As turmas envolvidas, embora diferentes em nível e propósito, compartilharam a oportunidade de explorar práticas inovadoras e aprimorar seus conhecimentos na área.

A primeira visita (17/11), realizada pelos estudantes do 3º semestre do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, teve como foco as atividades do componente curricular Avicultura e Suinocultura. Os estudantes puderam conhecer de perto a experiência com o Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL), praticado na Fazenda. Esta abordagem, centrada no bem-estar animal, é crucial para uma compreensão prática das práticas agroecológicas.

Outro ponto importante da visita foi conhecer o Projeto Porco Moura, coordenado pelo professor Dr.  Marson Bruck Warpechowski (que recebeu a turma na visita). O projeto de pesquisa voltado para o resgate de suínos da raça Moura é uma iniciativa que visa preservar e valorizar o potencial desta raça tradicional, de grande importância para a diversidade genética e a manutenção da cultura local, com especial interesse para criação em sistemas de produção de base ecológica. Estes animais são adaptados para criação ao ar livre, aproveitando melhor os recursos alimentares disponíveis, com rusticidade, desempenho produtivo e qualidade de carne que tem despertado o interesse dos criadores e consumidores.

A segunda visita (24/11), por sua vez, foi realizada pela turma do 3º ano do Curso Técnico em Agroecologia (Ensino Médio Integrado). O propósito desta visita era participar do “Workshop sobre Piscicultura”, um evento que proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender técnicas avançadas para o cultivo de peixes de água doce. O enfoque do workshop estava nas condições regionais, visando capacitar os estudantes para aplicar essas técnicas na agricultura familiar como uma alternativa de diversificação de renda.

Vale ressaltar que a segunda visita foi possível graças ao apoio fundamental da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Campo Largo, que viabilizou o transporte dos estudantes, juntamente com agricultores locais interessados em enriquecer seus conhecimentos sobre piscicultura. Essa parceria demonstra a importância da colaboração entre instituições de ensino e órgãos públicos para o desenvolvimento integral dos futuros profissionais da área.

Ambas as visitas proporcionaram aos estudantes experiências práticas enriquecedoras, fortalecendo a conexão entre teoria e prática e consolidando a formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade e a agroecologia.