Publicado em
No dia 25 de maio, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Campo Largo realizou atividades em comemoração ao Dia Internacional da África. A data foi criada em 1963 pela Organização da Unidade Africana no bojo das lutas africanas por independência, com o propósito de promover a luta contra a colonização europeia e de valorização do velho continente.
Uma das atividades foi a Oficina de Cartazes, em que os estudantes do cursos técnicos integrados ao ensino médio, em conjunto com os membros do NEABI, confeccionaram cartazes e pinturas sobre o continente africano e um grande painel com fotos de etnias e personalidades proeminentes da África como: o saudoso político sul-africano Nelson Mandela, o bispo Desmond Tutu, a escritora nigeriana Chimamanda e o atacante egípcio Mohamed Salah. O objetivo desta atividade foi ressaltar a pluralidade de etnias, religiões e culturas presentes neste imenso continente. Também foram confeccionados cartazes apontando gêneros agrícolas advindos do continente africano, como por exemplo, o café e o quiabo.
Em complementação à atividade, foi realizada a leitura de “Contos Iorubás”, chamando atenção para os mitos desse grupo étnico e da importância dos elementos químicos nas culturas e na religiões africanas. Além do dia 25, os contos serão apresentados à comunidade interna do campus no dia 01/06.
A soma das atividades é um importante passo para desmitificar o continente africano do imaginário negativo e dos estigmas, contribuindo para a promoção de uma educação antirracista.