NEABI Campo Largo celebra o Novembro Negro – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

NEABI Campo Largo celebra o Novembro Negro

O mês de novembro é o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Neste contexto, o NEABI do IFPR Campo Largo realizou 5 dias de atividades reunindo estudantes e servidores. As atividades englobaram temas como racismo, protagonismo negro, luta antirracista e a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

As celebrações em alusão ao Novembro Negro tiveram início no dia 16 de novembro, onde na parte da manhã foi realizado um cine debate com o documentário “Intolerâncias da fé”, que trata sobre intolerância religiosa e racismo religioso no Brasil. Na parte da tarde, realizou-se uma oficina sobre “Maracanazzo e o racismo no futebol”.

No dia 21 de novembro foi realizado na parte da manhã e da tarde a apresentação “Cultura, arte e expressão negra”, com apresentação de poesias, capoeira e textos relativos à negritude.

No dia 23 de novembro foi ministrada na parte da manhã e da tarde uma oficina “Racismo na Biblioteca”, alertando sobre a reprodução do racismo nos acervos de bibliotecas.

No dia 29 de novembro na parte da manhã foi realizada uma roda de conversa sobre o “Racismo no espaço escolar”, ministrada por estudantes membros do Grêmio Estudantil do IFPR Campo Largo e na parte da tarde a oficina “Rap, Educação e Resistência”. No dia 1 de dezembro, na parte da manhã foi realizado novamente um cine debate com o documentário “Intolerâncias da fé”.

O Novembro Negro do IFPR Campo Largo reafirma o compromisso de toda a instituição de combater o racismo e qualquer outra forma de opressão, assenta a educação como instrumento fortuito de combate ao racismo e a necessidade de uma instituição que implementa a Lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira. O NEABI do IFPR Campo Largo está empenhado na construção de uma educação antirracista.