Alunos do Campus Colombo Fazem Cartazes Sobre a Cultura Africana – Campus Colombo

Dia da da Consciência Negra

Alunos do Campus Colombo Fazem Cartazes Sobre a Cultura Africana

Celebrando o o Dia da da Consciência Negra , são abordados temas como religião, culinária, estética, entre outros.

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR Colombo propôs aos alunos a confecção de cartazes sobre a cultura negra. O Professor Júlio César da Silva, da disciplina de Sociologia, trabalhou o tema com o último ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio. Foram definidos seis temas para pesquisa: culinária, estética, arquitetura, música, a capoeira e o candomblé. Com a mesma turma, a Professora Camilla Carpanezzi (representante do NEABI Colombo e docente de Arte) propôs a confecção de cartazes sobre o racismo e a valorização da cultura negra em geral.

Somaram-se à estes, os cartazes resultantes da pesquisa “Cultura Afro em Colombo”, desenvolvida por alunos do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, com supervisão da Professora Maura Santos, cujo enfoque para a mostra recaiu sobre as religiões de matrizes africanas.

Percebeu-se que não há como falar da cultura africana sem abordar o tema da religião, pois ela é um aspecto muito importante que se liga às outras áreas da vida, como por exemplo à arte. Desde a implantação da lei 10.639/03, que dispõe sobre a obrigatoriedade do estudo da cultura afro nas disciplinas de História e Arte, a Prof. Camilla relata que sentia-se inquieta, pois como abordar uma cultura ancestral sem falar do aspecto espiritual?  E como falar de assunto que não se conhece?

Esse impasse foi amenizado por meio da experiência pessoal da educadora. A docente relata que precisou vencer décadas de preconceito para conhecer um terreiro de umbanda, e quando entrou, foi bem diferente do que imaginava: “a primeira coisa que eles enfatizaram foi que não fazem “amarração”, não fazem sacrifício de animais e não cobram por nenhum serviço. O que vi ali são pessoas dedicadas e praticantes de caridade por meio dos diversos projetos sociais que o local proporciona.” ainda sobre as religiões de matrizes africanas, os alunos da pesquisa “Cultura Afro em Colombo” confeccionaram cartazes sobre os orixás e uma explicação das diferenças entre Umbanda e Candomblé.

Complementando a pequena mostra, na biblioteca foi destinada uma estante com títulos de autores negros e livros que abordam a temática. A decoração foi feita com muito esmero pela aluna Beatriz Mendes, do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. A aluna pintou mulheres negras com turbantes e roupas coloridas e fez tranças com barbante remetendo às tranças africanas.