Campus Colombo Investe em Ações de Internacionalização em 2022. – Campus Colombo

Internacionalização

Campus Colombo Investe em Ações de Internacionalização em 2022.

Publicado em

Copiado!

O mapeamento das ações internacionais no Campus Colombo em 2022 revelou o empenho dos professores, servidores e alunos na realização de atividades que envolveram direta e indiretamente – ou mesmo de forma transversal – a internacionalização:

EVENTOS INTERNACIONAIS

  • Lançamento oficial do “Hackathon Nasa Space Apps Challenge 2022“, evento de que participam estudantes de mais de 160 países.
  • Palestra Internacional com Cleber Serafin sobre bolsas de estudos fora do país para o curso Superior Tecnologia em Alimentos em 19 de setembro, promovida pela coordenadora do curso, Michele Rosset.
  • Palestra “Brasileiras no Espaço”, ministrada por Andressa Costa Ojeda, estudante paranaense de Engenharia Aeroespacial e potencial primeira astronauta brasileira. A palestra realizada no dia 3 de agosto foi promovida pela asa International Space Apps em parceria com o IFPR.
  • Palestra com representante do Campus Abu Dhabi da Universidade de New York.

MOBILIDADE DISCENTE

  • Seis alunos aprovados na 1ª fase do edital da “MISSÃO IFPR/MIT/HARVARD 2023, com previsão para maio de 2023 nos Estados Unidos:
 2º Gustavo Augusto Kopp de Lima (ADM 2020) – Projeto Facebike
11º Julia Fernandes de Lima (ALIM 2022)
15° Beatriz Fernandes Gigante (ALIM 2022)
17° Isabella Dziombra (ADM 2021) – Projeto Great Opportunity
18° Camila Juliana Zanoncini de Souza (ADM 2021) – Projeto Great Opportunity
19° Victor Guilherme Castro Machado (ADM 2021) – Projeto Great Opportunity
  • Caroline Car, aluna egressa do Curso Técnico em Alimentos foi aprovada no curso Biologia e Biotecnologia no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal.
  • Danillo Ramos da Silva, aluno do Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi aceito como aluno de intercâmbio no curso de Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, ao abrigo de um programa de intercâmbio estabelecido entre o Instituto Politécnico de Bragança e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Brasil.

APRESENTAÇÕES E PUBLICAÇÕES INTERNACIONAIS

  • Elaine Arantes teve seu artigo “Interventionism in Brazilian airport concessions: An Austrian Analysis” apresentado na Austrian Economics Research Conference 2022 e submetido para a publicação no Quarterly Journal of Austrian Economics, Alabama, Estados Unidos.
  • Ademir Luiz do Prado publicou o artigo “Small variations in fasting blood glucose have significant effects in diagnosis of gestational diabetes mellitus” no Journal of Laboratory and Precision Medicine,Hong Kong, China.
  • Juliane Oliveira Batista, Caroline Car Cordeiro, Suellen Jensen Klososki, Caroline Mongruel Eleutério dos Santos, Gabriel Mathias Carneiro Leão, Tatiana Colombo Pimentel & Michele Rosset publicaram o artigo “Spent Coffee Grounds Improve the Nutritional Value and Technological Properties of Gluten-free Cookies” no Journal of Culinary Science & Technology, Londres, Inglaterra.
  • Felipe Richter Reis foi autor de cinco publicações internacionais: o livro “Volatile Compounds Formation in Specialty Beverages” (Estados Unidos); o artigo científico “Trends in quality assessment and drying methods used for fruits and vegetables”, publicado no Food Control Journal, Holanda e os capítulos de livros “Introduction to Fermented and Distilled Beverages” (Estados Unidos), “Blanching in the food industry” (Holanda) e “Heat exchangers in the beverages and sugar industry” (Holanda).

ACORDOS FIRMADOS

PREMIAÇÃO RECEBIDA

  • Hackathon Nasa Space Apps Challenge 2022: a equipe “Space Engineers” e “Parallel Development” receberam menções honrosas de “melhor uso da ciência” e “melhor uso de dados”. Formada por Giovanna Gasoto, Lucas Alves, Mikael Strapasson do curso Técnico em Informática, a equipe “Space Engineers” ganhou menção honrosa por melhor uso da ciência. A equipe “Parallel Development” recebeu menção honrosa por “melhor uso de dados” – equipe formada pelos estudantes Luiz Gustavo Rissardi, Felipe Rodrigues Soares, Alison Vinícius da Silva Serafim. O projeto foi orientado pelos professores Eduardo Kloc, Paulo Medeiros (que trabalhou na organização e divulgação do evento) Eduardo Takao e Fábio Alliguieri de Física (que auxiliou com mentoria aos estudantes).

ATIVIDADES VISANDO AO FORTALECIMENTO DAS POLÍTICAS MULTILINGUES E MULTICULTURAIS

  • Palestra “Foldable Devices” ministrada pelo aluno Sandro Matias Camargo do Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas aos alunos do Curso Técnico Integrado em Administração. Atividade realizada no dia 9 de novembro de 2022 com o intuito de incentivar aulas de conversação em inglês bem como promover um diálogo mais direto entre estudantes dos cursos técnicos e superiores.
  • No último bimestre de 2022 as professoras Camilla Carpanezzi La Pastina, de Arte, e Bruna Maciel Ramos, de Língua Espanhola, promoveram uma atividade interdisciplinar com a turma do 2º ano do Curso Técnico em Informática. Tendo como temática Frida Kahlo, foram realizadas aulas em língua estrangeira sobre vida e obra da pintora mexicana. Por fim, os alunos realizaram uma produção artística inspirada em frases de Frida, as quais foram expostas durante a Mostra de Arte e Cultura 2022 nos dias 8 e 9 de dezembro.

ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE INTERNACIONALIZAÇÃO PARA OS DISCENTES

  • Palestras ministradas pela Jovem Embaixadora do Campus Colombo, estudante do Curso Superior Tecnologia em Alimentos, Yasmin Lopes Santos, aos alunos dos cursos técnicos sobre as políticas de internacionalização e possibilidades de participação de editais de intercâmbio.
  • O projeto “Great Opportunity” dos estudantes do Curso Técnico Integrado em Administração Camila Juliana Zanoncini de Souza, Isabella Dziombra e Victor Guilherme Castro Machado foi aprovado no Edital da Missão IFPR MIT HARVARD 2023.
  • Orientado pelos professores Eduardo Liquio Takao, Maura Aparecida de Paula Santos e Priscila Célia Giacomassi, o projeto consiste em um aplicativo que fornece oportunidade a estudantes de baixa renda de terem acesso à experiência de ingressar em um intercâmbio

Várias dessas ações têm desdobramentos previstos para 2023. Além disso, outras já estão sendo planejadas para que mais alunos e servidores tenham seus projetos inseridos no contexto internacional.

Topo