Campus Colombo oferece curso de arte no Lar Hermínia Scheleder – Campus Colombo

Artes

Campus Colombo oferece curso de arte no Lar Hermínia Scheleder

O Campus Colombo está oferecendo o curso FIC Agente Cultural para crianças e adolescentes do Lar Hermínia Scheleder. O Lar é uma instituição de referência na rede de proteção com o acolhimento institucional de crianças e adolescentes vítimas de violência, desde 1964, localizado no município de Colombo-PR.

O curso é ofertado pela professora de Arte Camilla Carpanezzi. A turma conta com alunos entre 8 e 13 anos e busca-se trabalhar conteúdos de maneira lúdica. As atividades iniciaram em setembro de 2022 e se estenderão até junho de 2023. Até o momento, as crianças trabalharam com pintura, colagem, dobradura e a confecção de alguns brinquedos como um pião semelhante ao Disco de Newton, no qual se observa a mistura das cores, como se vê na imagem abaixo.

Segundo a professora Camilla, a preferência das crianças é por pintura. “Eles são ávidos por pintar e no início a euforia era tanta que pintavam as mãos, derramavam tinta por todo lado…Aos poucos fomos construindo uma rotina de trabalho. Diferenciamos pintura figurativa e abstrata. Vimos alguns artistas como Gonçalo Ivo, Mark Rothko e montamos um mural na parede da sala com alguns dos trabalhos realizados. Brincamos de procurar formas em meio às manchas e pinceladas”.

Os alunos fizeram ainda uma saída para o espaço cultural Casa da Fada Azura, ou Casa Encantada de Colombo. Trata-se de uma biblioteca exclusivamente infantil toda caracterizada como casa de contos de fada. A visita encantou não apenas as crianças mas também os adolescentes.

Assim, observamos a importância da arte e da imaginação na infância, como forma de buscar  novas visões de mundo, expressar sentimentos e pensamentos, trabalhar a autonomia e a  autoestima e construir saberes relativos à história da arte.