COMUNICADO DO IFPR COLOMBO SOBRE ENCAMINHAMENTOS DE SEGURANÇA – Campus Colombo

COMUNICADO DO IFPR COLOMBO SOBRE ENCAMINHAMENTOS DE SEGURANÇA

Srs. Pais, Responsáveis Legais e Estudantes,

Diante dos recentes acontecimentos no nosso país e o aumento da sensação de insegurança da comunidade escolar, o Campus Colombo do Instituto Federal do Paraná preparou este documento com o intuito de orientar e esclarecer o que tem sido feito até o momento, bem como, as providências que estamos tomando a respeito do assunto.

1 – Foi reforçado junto aos porteiros que ficam na entrada principal, para que seja intensificada a identificação de visitantes nos períodos de aula. O Campus Colombo possui porteiros na entrada da instituição que atuam das 07h00 às 22h00. Os porteiros recebem todos os visitantes que chegam em nossa unidade, seja os fornecedores, funcionários, servidores, estudantes etc. auxiliando junto ao estacionamento dos veículos e controlando o acesso dos estudantes que chegam atrasados e/ou nos casos de saída autorizada pela equipe de ensino. Também contamos com o serviços de uma recepcionista que auxilia no registro de entradas e saídas dos visitantes em nossa unidade nos períodos matutino e vespertino e com a vigilância (monitorada e armada) no período noturno.

2 – O Campus possui Assistentes de alunos que circulam pela instituição ao longo do dia para observar e apoiar os estudantes, sempre atentos a possíveis ameaças.

3 – A Direção solicitou às forças policiais o aumento do patrulhamento com o reforço de rondas nas ruas adjacentes ao Campus, em especial nos horários de pico e maior circulação de pessoas;

4 – O Campus Colombo iniciou ações visando a preservação da saúde mental de servidores(as) e estudantes, contando atualmente com psicóloga na equipe da Seção Pedagógica e de Assuntos Educacionais. Nos próximos dias todas as turmas serão visitadas para receber dicas de saúde individual e coletiva em caso de emergência.

5 – A segurança dos nossos estudantes é uma tarefa conjunta e por isso precisamos do apoio de todos: familiares, estudantes, comunidade, governo e escola. Desta forma orientamos que:
Toda suspeita de ameaça e ataque à escola deverá ser imediatamente denunciada no link exclusivo do Governo Federal, o Canal de Denúncias Escola Segura – https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura ou no Disque-denúncia 181. Todas as denúncias são anônimas, as informações enviadas serão mantidas sob sigilo e a polícia é acionada imediatamente para verificar o caso.

Solicitamos atenção dos pais/ responsáveis por alunos menores de idade. Sempre que possível, monitorem o que os seus filhos estão acessando e compartilhando na internet e com quem estão conversando (incluindo chats de jogos/videogame), bem como, quais redes sociais eles usam e seus perfis utilizados. Verifiquem o que os seus filhos guardam em seus armários e gavetas, bem como, antes de saírem para a escola, o que estão carregando na mochila. Converse com o estudante sobre o seu compromisso e papel que exerce na promoção da cultura de paz e segurança, papel de todos, e incentive-o a denunciar fatos verídicos nos canais corretos citados acima.