Estudantes do Curso Técnico em Informática e Servidores do IFPR participam Oficina Maker
Publicado em
No Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Colombo, servidores e estudantes do curso Técnico em Informática, participam de atividades práticas envolvendo inovação e novas tecnologias por meio de Oficinas Maker. Essa iniciativa, que ganha cada vez mais destaque na instituição, oferece oportunidades para que a comunidade acadêmica amplie suas habilidades em Manufatura Aditiva, Máquina CNC e Robótica.
O laboratório denominado IFMaker, localizado nas dependências do IFPR, é um espaço dedicado ao aprendizado prático, à experimentação e à criatividade. Neste laboratório, estudantes transformam o aprendizado adquirido nas aulas, em novos protótipos, produtos e sistemas cyber físicos. Para o professor Marcos Lavarda, organizador e idealizador da oficina, “as oficinas são parte essencial para tornar o espaço um ambiente verdadeiramente público. São estes momentos que oportunizam o compartilhamento de conhecimento entre servidores, estudantes e comunidade e os aproximam do IFMAKER, colocando em prática tanto o uso dos equipamentos para desenvolverem seus projetos, quanto o espírito de comunidade maker, onde eles aprendem fazendo, cuidando e transmitindo conhecimento para qualquer pessoa que desejar fazer parte deste ambiente colaborativo”.
Uma das áreas de destaque na Oficina Maker é a Manufatura Aditiva, que envolve a criação de objetos tridimensionais por meio da impressão 3D. Os estudantes têm acesso a equipamentos de última geração e a orientação de professores experientes. A partir disso, é possível projetar e imprimir diferentes objetos.
Além disso, a Máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado) é outra ferramenta que os estudantes aprendem a utilizar na Oficina Maker. Com a CNC, eles podem cortar, esculpir e modelar materiais diversos com precisão milimétrica, abrindo possibilidades para a fabricação de peças complexas e personalizadas.
A Robótica também é uma parte essencial do ambiente maker, em decorrência de proporcionar aprendizado prático. Nas práticas, os estudantes têm a oportunidade de criar, programar e operar robôs, desenvolvendo suas habilidades de automação e controle, que são cruciais no mundo da tecnologia.
Para o professor Eduardo Kloc, também organizador da oficina, “esta iniciativa proporciona importantes experiências para o incentivo à inovação e o desenvolvimento de habilidades, que são fundamentais para futuros profissionais da tecnologia. O conhecimento técnico adquirido nas atividades, serão repassados aos servidores do IFPR e outros estudantes que desejem ampliar as habilidades técnicas e tecnológicas”.
Os estudantes do curso técnico em Informática do IFPR têm demonstrado entusiasmo e motivação para as atividades práticas. Muitos deles já estão trabalhando em projetos inovadores que podem ter um impacto real na sociedade. Segundo Felipe Rodrigues Soares, estudantes do 3º. ano do curso Técnico em Informática, “no primeiro dia de curso, eu consegui compreender como utilizar a impressora 3D e como manipular o modelo 3D para impressão, além de ter entendido os conceitos básicos de arduíno e consegui aplicá-los na prática. Portanto, a meu ver, esse primeiro dia de curso foi um período muito produtivo e de grande aprendizado”. Já Mikael Strapasson destaca, “certamente uma oportunidade magnífica de aprendizado. Esse momento, nos permite aprender muito sobre tópicos que antes seriam realmente complicados, a ótima assistência dos professores e interações no laboratório fazem dessa experiência ainda mais gratificante”.