Estudantes finalizam o projeto construções
Publicado em
Como parte das atividades de Física do 1º bimestre, os estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Informática do campus Colombo realizaram diversas atividades do projeto Construções, incluindo o teste de carga de suas pontes de palito e o registro de todas as etapas em blogs.
O projeto partiu do contexto de grandes obras de engenharia, em especial as de mobilidade urbana realizadas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, como a Ponte Estaiada em Curitiba e o Viaduto Guararapes em Belo Horizonte. Algumas perguntas que nortearam as atividades foram: Por que essas obras custam tão caro? Quais são os cálculos e cuidados necessários para que a construção suporte a carga? Como a Física está presente nessas construções? Como elas impactam o local onde são construídas? Quais outras construções são feitas com princípios iguais ou similares?
As equipes projetaram e construíram pontes de palito capazes de suportar mais de 80 vezes o próprio peso
Assim, foi possível aplicar diversos conceitos da Física, como forças, Leis de Newton e Estática – assunto principal do bimestre. Para o projeto, além de conceitos da Física e Matemática, como Trigonometria, os estudantes tiveram contato com softwares de cálculo estrutural, com alguns grupos ensaiando uma análise desses programas com base em suas experiências e seus conhecimentos da área técnica.
Além disso, os estudantes tiveram que pesquisar sobre grandes construções recentes no Brasil, inclusive dados de orçamento, execução e fiscalização, e sobre construções de mobilidade urbana que afetaram seu cotidiano, indicando impactos que a obra trouxe localmente. Um exemplo trazido pelos estudantes é o da trincheira da Rua Gustavo Nass, em Colombo. Essas e outras informações, incluindo todas as etapas de planejamento, construção e teste de carga das pontes, são encontradas nos blogs dos grupos.
Trincheira da Rua Gustavo Nass sob a Rodovia da Uva, em Colombo. Além da ampliação e do asfaltamento da via, a obra trouxe o acesso ao terminal de ônibus do Roça Grande, parte do mesmo projeto. Para os estudantes, a obra teve grande importância para a Cidade de Colombo e um impacto social e econômico positivos, principalmente pela ligação de ônibus da região metropolitana com Curitiba. No entanto, a parte do projeto que previa a duplicação da Rodovia da Uva no trecho ainda não tenha sido concluída.
Ao final, além do projeto, do protótipo e do blog, as equipes também fizeram um relatório avaliando e sugerindo melhorias para o Projeto Construções, o trabalho docente e seus próprios desempenhos. A seguir, a lista dos blogs dos grupos.
https://fisicaconstrucoes.blogspot.com.br/
https://projetoconstrucoesdefisica.blogspot.com.br/
https://projetoponteponteifpr.blogspot.com.br
https://projetofisicaestatica.blogspot.com.br/
https://projetopontes2017turma2016.blogspot.com.br/