Alunos participam do encontro entre candidatos à prefeitura de Colombo e ACIC – Campus Colombo

Alunos participam do encontro entre candidatos à prefeitura de Colombo e ACIC

No dia 28 de setembro, última quarta-feira, os alunos Gustavo Brito, Larissa Kulik, Leonardo Cruz, Deivid Maciel e Lucas Schneider da turma 2016 do curso Técnico em Informática do IFPR Campus Colombo, juntamente com o professor Eduard Henry (coordenador do curso e professor de História) e o Diretor Geral do Campus Prof. Ciro Bächtold, estiveram presentes no evento “Encontro entre candidatos à Prefeitura de Colombo e ACIC”. A participação ocorreu como parte das atividades relacionadas ao tema CIDADES do projeto semestral dos alunos INFO 2016.

O evento ocorreu na sede da ACIC (Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo). Os candidatos responderam a perguntas pré-selecionadas sobre diversas questões relacionadas à cidade. Entre elas, foi enviada pelo aluno Lucas Schneider, intermediador da ação, uma pergunta a respeito das intenções dos candidatos sobre o relacionamento do município com o IFPR Campus Colombo.

A atividade foi muito bem aproveitada pelos alunos que se tornaram divulgadores entre seus pares sobre as questões mencionadas no encontro. A aluna Larissa Kulik (14) afirmou que acha que “quanto mais os jovens se engajarem aos assuntos políticos, mais conscientes eles irão votar e mais conhecimento eles vão adquirir.”

O aluno Lucas Schneider (16) entende que é de extrema importância a presença do jovem na política da cidade, para ele: “com a juventude vem a mudança. Falta os jovens se interessarem pela política, pois caímos na mesmice e no abandono. Com a juventude presente podemos fazer a diferença e mudar nosso município.

Deivid (20) percebeu que as perguntas não foram muito sobre propostas e sim sobre opiniões, mas entre tudo que falaram gostou das ideias para saúde e sobre a questão da acessibilidade. Para Gustavo Brito (15) o encontro contribuiu em sua visão política na construção política da cidade com o modo de ver o funcionamento da política, de “como a politicagem é falha e o sistema social da cidade de Colombo, onde em época de eleição lembram do povo que mora em áreas rurais, pessoas com problemas de transporte e trânsito”. Para Leonardo Cruz (16) “todos os candidatos se mostraram preocupados com a situação das escolas e creches de Colombo.”

“Foi um pequeno exercício para que nossos alunos se interessem por um assunto que ultimamente parece tão desgastado e facilmente conduz ao desinteresse e decepção. A formação dos alunos do IFPR é voltada para o conhecimento acadêmico e também das necessidades práticas do dia a dia, uma formação crítica e consciente daqueles que em breve estarão ocupando lugares estratégicos em nossa sociedade.” destacou o Prof. Eduard Henry.