Lançado Edital para Cadastro Reserva de estudantes ingressantes (Calouros de 2021) para os Programas da Assistência Estudantil de 2021. – Campus Colombo

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Foi lançado um novo edital, Edição III, do Cadastro Reserva de estudantes ingressantes (Calouros de 2021) para os Programas da Assistência Estudantil de 2021.

O período de Inscrição é de 24/09 às 12h de 08/10/21 pelo site do Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil – SIGAE

Orientações importantes:
– Conforme os arquivos orientativos a seguir, é necessário realizar o cadastro no SIGAE para na sequência realizar a inscrição.

– Leia atentamente o EDITAL N°175

– Os documentos a serem anexados precisam estar no formato PDF e na maioria das vezes, não poderá ser maior que 1Mb. Caso você tente anexar um arquivo maior que este, ao prosseguir, a página de inscrição apresentará uma mensagem de erro. Para compactar arquivos em PDF, você poderá utilizar sites destinados a isso.

– A Relação completa de documentos necessários para a inscrição encontra-se no Anexo 1 no fina Edital 175

– É obrigatório presentar os comprovantes de renda de todas as pessoas que residem em sua casa. Caso você resida sozinho e dependa financeiramente de seus familiares deverá apresentar comprovante de renda dos seus familiares e/ou pessoas que contribuem financeiramente com suas despesas e com a manutenção no IFPR.

– Documentação obrigatória para comprovar os indicadores de vulnerabilidade:
1 – composição familiar
2 – renda familiar per capita
3 – ocupação trabalho e emprego (obrigatório para todas as pessoas que compõem o grupo familiar maiores de 18 anos, inclusive o candidato, de acordo com a condição de trabalho. caso o núcleo familiar seja composto por integrante de diferentes categorias (assalariados, autônomos, etc.), cada membro deverá apresentar a documentação referente a sua própria categoria.

– Documentação complementar para comprovar os indicadores de vulnerabilidade:
1 – composição familiar (pensão, guarda ou tutela).
2 – origem escolar pública, ou bolsista integral de escola particular.
3 – moradia
4 – saúde
5 – participação em programas sociais

– A ausência da documentação complementar acarretará no comprometimento da análise socioeconômica, mas não gera indeferimento na falta deles.

– Caso o solicitante ou seus familiares não possuam algum documento exigido, deve ser entregue uma declaração assinada, de próprio punho, explicando a situação.

– Ao final do edital, são apresentados modelos de declarações específicas.

– Qualquer dúvida sobre os documentos ou preenchimento do formulário de inscrição, procure a seção pedagógica de assuntos estudantis – SEPAE – Campus Colombo.
Whatsapp: (41) 99216-2934
E-mail: sepae.colombo@ifpr.edu.br