Movimento Inclusivo com a Banda Diversos da Escola Especial Municipal Elis de Fátima Zen, do município de Pinhais/PR. – Campus Colombo

No período da manhã de primeiro de outubro, a equipe da CNAPNE do campus Colombo realizou um “Movimento Inclusivo” envolvendo os/as estudantes, os/as docentes e servidores/as, realizando uma parceria com a Banda Diversos da Escola Especial Municipal Elis de Fátima Zen, do município de Pinhais/PR. Tal grupo de músicos é composta por três estudantes TEAs (Transtorno do Espectro Autista) e o fisioterapeuta Marcelo, que amorosamente tem cumprido o seu papel de estimular o desenvolvimento integral de tais jovens.
É relevante destacar que os jovens TEAs são suportes 3, isto é, necessitam de auxílio em suas atividades do cotidiano, quanto à higiene e alimentação, por exemplo, porém, quando entram em contato com a música demonstram suas potencialidades e habilidades, e com entusiasmo e alegria celebram as diferenças entre os seres humanos tão comuns no meio social, as quais precisam ser respeitadas e vivenciadas.
Jhonatan, Paulo Sérgio e Vinicius são jovens felizes, que nos encantam com suas maneiras de estarem no mundo. Os mesmos estão frequentando a escola especial há alguns anos, e fazem parte do grupo musical há aproximadamente 3 anos, desde então, aprendem os ritmos, as músicas, as formas de se manifestarem por meio das melodias, mediados pelo professor Marcelo.
O objetivo idealizado pelo “Movimento Inclusivo” foi alcançado à medida que todos e todas participaram do momento com respeito, empatia, alegria e entusiasmo, celebrando assim, a educação inclusiva em nosso campus, enaltecendo que a educação especial inclusiva só é e/ou será possível a partir do envolvimento efetivo de todos e todas na ambiência escolar.
“A inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora.”
Maria Teresa Eglér Mantoan.