Palestra

Palestra sobre mobilidade internacional é realizada no Campus Colombo

Publicado em

Nesta semana, no dia 06/08/2024, o Campus Colombo recebeu o egresso do curso Técnico em Administração, Gustavo Augusto Kopp de Lima, para proferir uma palestra sobre mobilidade internacional. O evento contou com a organização e a mediação da Coordenadora do CELIF e Representante da Internacionalização do campus, Profa. Dra. Izabel da Silva, e com o apoio do Grêmio estudantil nos três períodos de aula.

Antes da palestra, a coordenadora fez uma rápida explanação sobre o que é mobilidade internacional e como os estudantes podem participar dela por meio de ações, eventos e editais ofertados pelo IFPR. Além disso, a docente também apresentou os canais oficiais e as redes sociais do CELIF e da Internacionalização do IFPR aos presentes.

Na palestra, Gustavo Kopp contou um pouco sobre como foi sua experiência com a mobilidade internacional ainda no Ensino Médio. O palestrante relatou que, apesar de suas limitações financeiras, pois sua mãe é empregada doméstica e seu pai, vendedor autônomo, já realizou três intercâmbios gratuitos: dois nos Estados Unidos da América e um na Europa.

Em sua experiência com a mobilidade internacional, Gustavo foi nomeado Jovem Embaixador pelo governo dos EUA e realizou apresentações sobre projetos desenvolvidos no campus em instituições como Harvard e MIT por meio de um Edital de Mobilidade internacional do IFPR.

No ano passado, após um longo processo de preparação, o egresso foi aprovado na  Babson College – uma das melhores faculdades de Empreendedorismo e Negócios dos EUA – com bolsa integral para realizar a sua graduação.

Durante a palestra, ele ainda compartilhou com os estudantes e os servidores as etapas mais importantes para se estudar no exterior, especialmente,  em universidades estadunidenses.  Gustavo Kopp reforçou a importância de estudar uma língua estrangeira para quem tem interesse em participar desse processo.  Assim como, a disposição para participar de atividades extracurriculares e a dedicação para apresentar bons conceitos no histórico escolar.

A professora Izabel disse que a palestra teve um impacto muito positivo entre os ouvintes, considerando que eles fizeram várias perguntas sobre mobilidade internacional ao convidado. Da mesma forma que, após a palestra, vários acadêmicos entraram em contato com a docente demonstrando interesse em participar das ações da Internacionalização e do CELIF.