Aula inaugural do curso de Português como Língua Adicional
Publicado em
Teve início no último sábado, dia 17/09, o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português como Língua Adicional, o qual é ofertado para estrangeiros residentes nos municípios de Coronel Vivida e de São João em parceria com a Pastoral do Migrante. O curso terá duração de quatro meses e será realizado aos sábados no período matutino, atendendo a uma necessidade dos estudantes e, nesta edição, serão contemplados 30 migrantes oriundos do Haiti, da Venezuela e da República Dominicana.
Para a professora Jéssica Paula Vescovi, professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do campus e coordenadora do curso, a realização deste curso atende a uma demanda emergente na região, visto que, muitas vezes, a maior barreira encontrada por esses estudantes é a linguística, especialmente pela falta de proficiência na língua portuguesa. A professora salienta que esse é um espaço riquíssimo de ensino e aprendizagem, visto que, indubitavelmente, há uma enorme troca cultural e de saberes.
Um dos estudantes matriculados no curso, o venezuelano Pavel Jonathan Figueroa, registra que o curso é muito importante para melhorar a integração dos imigrantes na sociedade brasileira de forma geral, contribuindo especialmente no mercado de trabalho. Além disso, para o estudante, que se diz muito feliz e esperançoso em poder estar aprendendo língua portuguesa, aprender o idioma também contribui para aprender a cultura brasileira.
A proposição deste curso para os estrangeiros residentes na região sudoeste do Paraná evidencia, mais uma vez, a missão do IFPR: ofertar uma educação pública, gratuita, de qualidade e universal para que todos e todas possam alçar muitos voos.