Formatura na terra indígena do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista vinculado ao Programa Mulheres Mil – IFPR
Publicado em
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Coronel Vivida celebrou na última sexta-feira, dia 29 de novembro, a formatura do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente de Desenvolvimento Cooperativista, realizado como parte do ciclo 2 do Programa Mulheres Mil. A cerimônia aconteceu às 19h no Ginásio da Terra Indígena de Mangueirinha e marcou o encerramento de quatro meses de aulas, que ocorreram entre agosto e novembro, no Colégio Estadual Indígena Kokoj Ty Han Ja. Participaram do curso 24 mulheres da comunidade indígena local, que compuseram um grupo singular no âmbito do programa.
O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal que busca promover a formação profissional e tecnológica de mulheres em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é fomentar a cidadania, aumentar a autoestima, promover o empoderamento e ampliar as oportunidades de geração de emprego e renda para as participantes. No curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, isso foi feito de forma articulada, incluindo componentes de formação culturalmente sensíveis e inclusivos, alinhados às necessidades e especificidades das mulheres da Terra Indígena de Mangueirinha.
A professora Leomara Battisti Telles, coordenadora do curso e docente do IFPR, destacou a importância do projeto e o impacto positivo que ele trouxe para todos os envolvidos:
“Acredito que o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista foi um agente transformador na vida de cada uma das mulheres participantes e também dos docentes e servidores envolvidos. O curso foi uma iniciativa de sucesso e cumpriu a missão do IFPR, de uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva. E cumpriu ainda com o objetivo do Programa Mulheres Mil, ao qual o curso está vinculado, de promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a autoestima, o empoderamento e a geração de emprego e renda para as mulheres participantes. Particularmente, aprendi muito com esse curso, pois foi enriquecedor.”
O diretor do campus, professor Paulo de Oliveira Fortes Junior, também enfatizou o caráter histórico e singular dessa iniciativa:
“A realização do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista, ofertado para um grupo de 25 mulheres da Terra Indígena de Mangueirinha e ofertado nas dependências da escola estadual indígena Kokoj Ty Han Ja, foi um momento singular e histórico para nosso campus. O programa Mulheres Mil e o curso propriamente dito permitiram cumprirmos uma importante missão do IFPR: ofertar educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, para grupos muitas vezes marginalizados e/ou alijados do direito constitucional do acesso ao banco escolar, em qualquer modalidade possível. Para além disso, conseguimos estabelecer laços e vínculos importantes, que possibilitarão ações futuras com grupos diversos da Terra Indígena, tanto no campus, quanto na própria comunidade. Diante da grande possibilidade de expansão de nosso campus, tanto do ponto de vista físico, quanto de quadro de pessoal, projetos futuros estão sendo planejados, com o intuito de oferecer qualificação profissional e uma vida mais digna para grupos e comunidades diversas, incluindo aí a Terra Indígena de Mangueirinha.”
A professora Janaina Alves de Oliveira Cordeiro do Amaral, docente de educação especial no campus e responsável pelo componente “Acompanhamento para a permanência e o êxito”, também ressaltou a importância transformadora do curso:
“Acreditamos que o acesso à educação e à formação é um passo essencial para a transformação social e, com este curso FIC, buscamos proporcionar um futuro mais justo e igualitário para todas as participantes. Com uma abordagem culturalmente sensível e inclusiva, o curso proporcionou conhecimento, fortaleceu a autonomia econômica, fomentou o trabalho em rede, e para além da teoria, o curso empoderou essas mulheres. Foi uma experiência transformadora para as alunas, mas também para todos do campus que se envolveram com o curso. O acesso às particularidades das mulheres indígenas, o compartilhamento de suas histórias, desafios e sonhos marcaram, com certeza, a carreira profissional de todas que passaram por ali.”
O curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista reforça a missão do IFPR de ser uma instituição que promove educação de qualidade, com inclusão social e respeito às particularidades culturais das comunidades atendidas. O Programa Mulheres Mil, ao qual o curso está vinculado, continua a ser um exemplo de como a educação pública pode impactar vidas de forma significativa, promovendo a igualdade de oportunidades e a justiça social.
Texto: Ivan Lucas Borghezan Faust, professor do IFPR e membro do Setor de Comunicação do Campus.
LINK DE FOTOS:
https://drive.google.com/drive/folders/1sFurkV0NDvX98KOrEJ6IUBjeH33-R-mU?usp=sharing