Alunas do programa Mulheres Mil participam de visita técnica ao Poder Judiciário de Coronel Vivida
Publicado em
No último dia 23, as alunas do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente Cultural, vinculadas ao programa do governo federal “Mulheres Mil” e ligadas ao IFPR – Campus Coronel Vivida, participaram de visitas técnicas a unidades do Poder Judiciário da Comarca de Coronel Vivida, acompanhadas pelas professoras Candida Leopoldino e Angela Villwock.
Durante as visitas, as estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do sistema judiciário. No Fórum da comarca, foram recepcionadas pela assistente da direção, Jacqueline Avila, e puderam conhecer os serviços prestados, além de percorrer os espaços e entender a atuação dos serventuários da justiça, magistrados, promotores, advogados e partes.
Em seguida, foram conduzidas à sede da Justiça Eleitoral, onde foram recebidas pelo servidor Marcos Rek. Lá, puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o exercício da cidadania e da democracia relacionados ao direito de votar e serem votadas. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer o processo eleitoral antigo e atual, incluindo as urnas eletrônicas.
Essas visitas técnicas fazem parte do conteúdo da disciplina “Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher, Ética e Relações Humanas”, ministrada pela professora Candida. A docente ressaltou a importância dessas atividades como momentos de pertencimento, reconhecimento e reflexão sobre os direitos mínimos ligados à existência das alunas, como o respeito à dignidade da pessoa humana, cidadania e igualdade.
Futuras visitas técnicas estão programadas para ocorrer nas sedes do Poder Legislativo e Executivo da comarca.