NEDIH

Campus Coronel e Prefeitura de Enéas Marques promovem ação do Agosto Lilás

Publicado em

Na manhã da última terça-feira, o Campus Coronel Vivida, por meio do Nedih – Núcleo de Educação e direitos humanos e a Prefeitura de Enéas Marques promoveram palestras focadas na sensibilização contra a violência de gênero. Na Câmara dos Vereadores, um grupo de meninos participou de um bate-papo com o professor Lucas Carniel e Soldado Cristiano, membro da Polícia Militar. Enquanto isso, no Colégio Castro Alves, um evento paralelo se desenrolou, dirigido às meninas, que participaram de palestra proferida pela Professora Dra. Candida Leopoldino e da Soldado Heindrickson. Este especial contou com a presença Professora Elizabeth Koltz, bem como das Vereadoras Jussandra e Sirlene, que estavam ali representando a Procuradoria da Mulher.

A perspectiva oferecida por Lucas Carniel trouxe à tona a temática da violência de gênero, discutindo com os alunos como as atitudes de cunho machista e agressivas reverberam dimensões não apenas nas vidas das mulheres, mas em todo o tecido social. Por outro lado, o Soldado Cristiano falou sobre exemplos concretos e tocantes, que ilustraram as consequências destrutivas da violência. Ele encorajou os presentes a se transformarem com iniciativas de mudança, fomentando um ambiente onde a segurança e o respeito prevalecem para todos.

No ambiente do Colégio Castro Alves, a Dra. Cândida Leopoldino comentou sobre as várias manifestações da violência de gênero, sublinhando a vitalidade de identificar os primeiros enunciados e procurar ajuda. Ela instigou os jovens a empoderarem-se, recusando-se a tolerar qualquer forma de abuso. A Soldada Mari Heindrickson, por sua vez, apresentou relatos concretos do seu cotidiano enquanto servidora.

Texto: Lucas Carniel