Campus Coronel Vivida promove evento para debater representatividade feminina – Campus Avançado Coronel Vivida

NEDIH

Campus Coronel Vivida promove evento para debater representatividade feminina

Na última segunda-feira, dia 18, o Campus Coronel Vivida realizou evento sobre a importância da representatividade feminina nas instituições públicas e particulares. Os objetivos foram destacar a importância da maior presença de mulheres em cargos de poder e proporcionar reflexões sobre a equidade de gênero nas instituições.

O evento, que contou com a participação de estudantes, professores e membros da comunidade, foi dividido em dois momentos. No primeiro, a Professora Doutora Ana Claudia Radis, diretora do Campus de Irati do IFPR, foi convidada para ministrar uma palestra sobre sua trajetória como docente e os desafios que enfrenta na gestão da instituição localizada na região Sul do estado. A palestra proporcionou uma visão abrangente de como as mulheres podem alcançar posições de liderança na administração pública, desmistificando os estereótipos de gênero que muitas vezes limitam as aspirações femininas.

O segundo momento consistiu em uma mesa redonda mediada pelas professoras Jessica Vescovi e Candida Leopoldino, respectivamente coordenadoras dos cursos técnicos em Administração e Cooperativismo, que trouxeram à discussão a relevância da representatividade feminina em cargos de poder. A mesa contou com a participação da própria Professora Ana Claudia Radis, da gerente da Cresol de Coronel Vivida, Marcia Moretto, da vereadora Tássia Castelli e da secretária municipal de Educação de Coronel Vivida, Professora Elizangela Sponholz.

A mesa redonda abordou questões cruciais relacionadas ao tema, como a superação de barreiras de gênero, a importância de se ter mulheres em posições de liderança para promover mudanças significativas na sociedade, e como as experiências pessoais das convidadas podem inspirar outras mulheres a trilharem caminhos similares.

Uma das características do evento foi o de oportunizar aos alunos momentos de participação ativa na palestra e na mesa-redonda. Essa interação permitiu que os estudantes compreendessem melhor os desafios e as perspectivas da maior equidade de gênero nas instituições.

A atividade foi organizada pelas professoras Jessica Vescovi, Candida Leopoldino e Franciele Pondian Bento Soares e teve a intenção de comemorar o Dia do Administrador, celebrado em 09 de setembro.