Certificado internacional de “Cidade amiga do idoso” OPAS/ OMS – Campus Avançado Coronel Vivida

NEDIH

Certificado internacional de “Cidade amiga do idoso” OPAS/ OMS

Na segunda-feira, dia 28 de março de 2022, onze municípios paranaenses receberam, em solenidade realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o “Certificado internacional de Cidade Amiga do Idoso”. O reconhecimento foi entregue pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e contou com a participação da Deputada Federal Leandre Dal Ponte, Deputados Estaduais Guto Silva e Cristina Silvestre.

O NEDIH – Núcleo de Direitos Humanos / Campus Avançado de Coronel Vivida, pela prof. Dra. Candida J. Leopoldino, atuou ativamente no processo de auxílio na elaboração do Plano de Ação de políticas públicas municipais para certificação internacional de “Cidade amiga do idoso” e no reconhecimento do Programa Cidades e Comunidades Amigáveis a Pessoa Idosa promovido pela OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde

Agora, das 18 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, 12 são do Paraná.

Ademais, outras 11 cidades concluíram os planos para aderir ao processo, primeiro passo para a obtenção do selo internacional. O projeto é uma iniciativa conjunta da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

O primeiro passo para pleitear o reconhecimento (selo) de Cidade Amiga do Idoso é a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade do município, com as principais necessidades e ações voltadas a essa população. O Paraná conta com uma metodologia própria de diagnóstico, desenvolvida pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em conjunto com as universidades estaduais e outras instituições como o IFPR, e baseada nos guias globais de Cidade Amiga do Idoso e das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da OMS.

A abordagem, coordenada pela professora Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR/ Campus Pato Branco, leva em conta as oito dimensões propostas pela OMS: Ambiente físico; Transporte e Mobilidade Urbana; Moradia; Participação; Respeito e Inclusão Social; Comunicação e Informação; Oportunidades de Aprendizagem; Saúde, Apoio e Cuidado.

Receberam o certificado internacional da OMS os municípios de Chopinzinho, Sulina, Itapejara d´Oeste, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Realeza, Pérola do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Renascença, Bom Sucesso do Sul e Santa Tereza do Oeste. Já as cidades que concluíram os planos foram Salgado Filho, Vitorino, Capitão Leônidas Marques, Prudentópolis, Colombo, Capanema, Enéas Marques, Cascavel, Irati, Barracão, e Planalto. A partir de agora, elas também estão aptas à avaliação da Opas e da OMS para fazerem parte da Rede Global.