Festival de cinema estudantil “Meteoro de Ouro” promove mostras competitivas e noite de premiação – Campus Coronel Vivida

extensão

Entre os dias 08 e 10 de agosto foram as ações com maior público do festival estudantil de curtas-metragens Meteoro de Ouro que aconteceu no Centro Cultural Benedito Rakowski. Foram 6 mostras competitivas e organizadas em duas categorias Asteroides e Cosmos, mostras que levaram a plateia de 1200 pessoas entre elas estudantes, familiares e amigos entusiastas do cinema estudantil de Coronel Vivida. Entre os premiados pelo Juri popular estiveram os Filmes “Acesso concedido” (2024) realizado por estudantes da Apae de Coronel Vivida e “A Fuga” (2024) filme realizado por estudantes do Colégio Estadual Arnaldo Busato. Durante os dias 08 e 09 de agosto foram realizadas as mostras competitivas , na quinta-feira em três sessões foi exibida a Mostra Asteroides com oito filmes produzidos por estudantes do 5º ano ao 8 º ano; na sexta-feira foram mais três sessões da mostra Cosmos com mais oito filmes realizados por estudantes do 9º ano ao Ensino Médio. Entre os filmes de Ficção e os documentários destacamos as 3 vídeocartas produzidas por esses estudantes. Segundo a coordenadora Geral do Projeto Katyuscia Sosnowski ” o Festival superou todas as expectativas, formou, informou e emocionou a todos que dele participaram!”. A noite de premiação foi notícias na TV sudoeste e os prêmios foram separados por Mostras e entregues da seguinte maneira: de melhor fotografia foram entregues aos filmes “ A Fuga ” e “Tesouros Naturais : desvendando os encantos de Coronel Vivida” do Colégio estadual Castelo Branco. Os prêmios de Melhor roteiro foram entregues aos realizadores do filme Gaia “ do Colégio Arnaldo Busato e Doçuras para o Sul da Escola Municipal Sete de Setembro. Melhor Edição foi para E o Amanhã? do Colégio Castelo Branco e “Carbonizados da Escola Municipal Presidente Kennedy. O prêmio de melhor Ficção ficou com o Filme “Colapso” que também ganhou de melhor atuação do Colégio Estadual Arnaldo Busato, o de melhor cenografia e figurino ficaram os Filmes ” Viagem verde: Missão futuro do IFPR Coronel Vivida e ” O perigo mora ao Lado ” da Escola Municipal Presidente Kennedy”. Melhor documentário ficou com o Filme “O impacto” do Colégio estadual Castelo Branco. “Acesso concedido” ganhou também de melhor vídeo carta e O Filme ” Será esse o fim da raça humana levou de melhor cenografia. O destaque ficou para a melhor animação o filme “Operação descarte ” realizado na plataforma scratch . Após a noite de premiação o projeto foi convidado a exibir os filmes premiados no Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda em Francisco Beltrão nos dias 23, 29 e 30 de agosto. Nessas mostras extras os estudantes realizadores puderam responder as questões da plateia que lotou as 3 sessões com 270 pessoas.

Esse projeto recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do Edital Municipal Chamamento 10/2023 do departamento de Cultural de Coronel Vivida.

Agradecimento especial a APMF do IFPR CVV que não mediu esforços pra a execução desse projeto.