Palestra sobre assédios institucionais promove reflexões no IFPR Campus Coronel Vivida
Publicado em
Na tarde da última quinta-feira, 07 de novembro, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Coronel Vivida foi palco de uma palestra essencial para o debate sobre assédios em ambientes institucionais. A palestra, intitulada “Os assédios nas relações hierárquicas e institucionais”, foi ministrada pela professora doutora Cândida Joelma Leopoldino, advogada, conselheira do Tribunal de Ética da OAB/PR e docente do Instituto Federal de Educação do Paraná.
A professora Cândida Leopoldino enfatizou a relevância de discutir o tema a partir da legislação vigente e destacou que “falar sobre os assédios, com base em preceitos constitucionais, é prever e proporcionar a existência de um ambiente de trabalho saudável, livre de violências e discriminações, preconizando as relações pessoais benéficas”. Essa perspectiva visa não apenas a conscientização, mas a criação de um espaço institucional seguro e justo para todos.
Além disso, a palestra está alinhada com a Lei n.º 14.540/2023, que estabelece o programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual e a outros crimes contra a dignidade e a segurança sexual no âmbito da administração pública direta e indireta. “O Campus Coronel Vivida, ao promover esse momento, está em conformidade com o estabelecido na Lei n.º 14.540/2023”, ressaltou Leopoldino, destacando a relevância do evento para as políticas institucionais do IFPR.
Para a professora doutora Thiana Cella, chefe de Seção de Ensino do campus, a iniciativa é fundamental no combate a condutas abusivas no ambiente de trabalho. Segundo a docente, “essas discussões são extremamente importantes e necessárias ao IFPR, pois fornecem aos servidores ferramentas de prevenção e combate ao assédio em ambiente de trabalho, bem como alicerçam uma base de condutas saudáveis”.
Com essa palestra, o Campus Coronel Vivida reafirma seu compromisso em proporcionar um ambiente de trabalho ético e seguro, em conformidade com a legislação e os princípios institucionais que garantem o bem-estar e a dignidade de seus servidores.
texto: Ivan Lucas Borghezan Faust