AVA IFPR ficará indisponível de 19 a 23 de janeiro, para atualização de sistema. – Educação a Distância

DSEaD

A Diretoria de Desenvolvimento de Educação a Distância – DDEaD/Proens comunica a todos os usuários do AVA IFPR que,  durante o período compreendido entre 23h do dia 19 e 23h do dia 23 de janeiro, o ambiente ficará indisponível, para a atualização da plataforma utilizada no sistema, o Moodle.

Além de outras características esperadas em uma atualização de sistema, a versão 4.1.2 da plataforma, desenvolvida pela comunidade mundial de desenvolvedores Moodle, aprimorou a experiência dos usuários, melhorando a usabilidade para estudantes e docentes, sem perder o foco no favorecimento da aprendizagem. Após a atualização, o visual do AVA IFPR estará mais limpo, e algumas funcionalidades estarão acessíveis em novos locais, para deixar a navegação mais intuitiva.

Segundo a Diretora da DDEaD/Proens, Profa. Kriscie K. Venturi, “mais uma vantagem é que esta versão do Moodle possibilita a integração do AVA IFPR com outros serviços, como, por exemplo, a certificação digital e o sistema acadêmico”. A Profa. Kriscie também afirma que a equipe da DDEaD trabalha para trazer melhorias contínuas para a EaD no IFPR, e, há vários meses iniciou, com o apoio da equipe da RNP, os estudos e testes que resultam em um AVA atualizado e personalizado para apoiar, com qualidade, a mediação do ensino e a aprendizagem na nossa instituição.

A Coordenadora de Tecnologias Educacionais Digitais para EaD da DDEaD/Proens, Carmen Costa, considera que depois de uma atualização com modificações em um ambiente virtual, é normal que os usuários, nos primeiros acessos, se surpreendam com as novidades, mas como são alterações desenvolvidas para melhorar a usabilidade da plataforma, logo as melhorias são percebidas e as pessoas se adaptam e ficam mais satisfeitas. Carmen declarou ainda que “esta é uma ação necessária para a manutenção dos sistemas, mas que também agrega melhorias que possibilitam avanços para a educação mediada por AVA no contexto do IFPR. Além desta ação, teremos outras novidades importantes para beneficiar os estudantes e educadores do IFPR, e que serão anunciadas em breve”.