Professor do Campus Avançado Goioerê participa de capítulo de livro alusivo aos clássicos e a educação – Campus Avançado Goioerê

Produção Científica

Em 2018, o professor do Campus Avançado Goioerê, José Mateus Bido, foi convidado pelos professores João Luiz Gasparin e Glaciane Cristina Xavier Mashiba da Universidade Estadual de Maringá a participar de um projeto alusivo a educação. O projeto, tornou-se a obra – publicada em março desse ano – intitulada “Os clássicos e a Educação: um retorno necessário em tempos de crise”, cujo professor do campus, produziu o quarto capítulo juntamente com a professora Maria Terezinha Bellanda Galuch, que faz uma reflexão comemorativa aos 50 anos do texto de Theodor Adorno.

Intitulado “educação para quê”: a reforma do ensino médio no Brasil e a finalidade educacional, o capítulo constrói um diálogo entre o princípio e a finalidade formativa pensados por Adorno, estabelecendo uma crítica frente à nova lei do ensino médio.

Segundo o professor José Mateus Bido, participar desse trabalho foi gratificante, uma vez que os organizadores representam uma pesquisa ativa em Educação. Para ele, “esse trabalho contribui com professores e estudantes, ajudando-os a interpretarem os clássicos e lerem nos clássicos as ideias formativas”.