APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES Bacharelado em Sistemas de Informação – Campus Ivaiporã
Nossos Cursos Ensino Superior Bacharelado em Sistemas de Informação APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES Bacharelado em Sistemas de Informação

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ANTERIORES Bacharelado em Sistemas de Informação

Atualizado em

Copiado!

O aproveitamento de estudos anteriores segue as normas estabelecidas pela Resolução nº55 de 21 de Dezembro de 2011. 
Regras para o aproveitamento:

Art. 81. O aproveitamento de estudos anteriores compreende o processo de aproveitamento de componentes curriculares ou etapas (séries, módulos, blocos) cursadas com êxito em outro curso.

Art. 82. Nos cursos de Graduação, o aproveitamento de ensino compreende a possibilidade de aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso de ensino superior, quando solicitado pelo aluno.

Art.83. O pedido de aproveitamento de estudos deve ser avaliado por Comissão de Análise composta de professores da área de conhecimento, seguindo os seguintes critérios:

I – correspondência entre a instituição de origem e o IFPR em relação às ementas, ao conteúdo programático e à carga horária cursados. A carga horária cursada não deverá ser inferior a 75% daquela indicada na disciplina do curso do IFPR;

II – além da correspondência entre as disciplinas, o processo de aproveitamento de estudos poderá envolver avaliação teórica e/ou prática acerca do conhecimento a ser aproveitado.

Art. 84. O pedido de aproveitamento de estudos deve ser protocolado na Secretaria Acadêmica do Câmpus, por meio de formulário próprio, acompanhado de histórico escolar completo e atualizado da instituição de origem, da ementa e do programa do componente curricular, autenticados pela Instituição de ensino credenciada pelo MEC.

§ 1º Os pedidos de aproveitamento de estudos devem ser feitos no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico.

§ 2º Os estudantes de cursos na modalidade de educação a distância devem entregar o pedido de aproveitamento de estudos ao tutor do Polo onde se realiza o curso, seguindo os mesmos prazos estabelecidos no parágrafo acima. O tutor deve encaminhar por via postal o pedido para a coordenação do curso correspondente.

§ 3º A Secretaria Acadêmica do Câmpus deve encaminhar os processos de aproveitamento de estudos à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus em até dois (02) dias úteis a contar da data do protocolo.

§ 4º O estudante deve estar matriculado no componente curricular para o qual solicita o aproveitamento, ou ainda não tê-lo cursado.

§ 5º O resultado do pedido de aproveitamento realizado pelo aluno não deve ultrapassar 10 (dez) dias úteis.

Prazo para solicitação – 2023

Bacharelado em Sistemas de Informação – 10/08/2023

O aluno deve preencher o formulário abaixo com as respectivas informações e anexar os comprovantes digitalizados em um único arquivo PDF, utilizando o https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf . 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
https://forms.gle/4Y64DJUu6dCGcmYd7

Atente-se que todos os históricos escolares e as ementas das disciplinas deverão ser escaneadas e inseridas em um único arquivo. 

Para isso, você deve salvá-las em PDF e depois unificar todos os PDFs. Caso precise de ajuda para isso, siga os passos apresentados no vídeo a seguir, a partir do minuto 2:40: https://youtu.be/9sPOT4uILqg?t=160

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.