3ª Mostra de Lançamento de Foguetes aconteceu no segundo dia do SE²PIN 2022 – Campus Jacarezinho

MOSTRA DE FOGUETES

3ª Mostra de Lançamento de Foguetes aconteceu no segundo dia do SE²PIN 2022

A 3ª Mostra de Lançamento de Foguetes do Campus Jacarezinho iniciou em agosto com as Oficinas Temáticas nas dependências dos Laboratórios de Física (sobre o lançamento de projéteis – equações do movimento bidimensional), de Química (sobre a reação química entre o ácido acético (vinagre) e o bicarbonato de sódio) e de Informática (Modelagem em 3D). O Laboratório de Física foi utilizado pelos estudantes na construção das bases de lançamento e dos protótipos de garrafas PET.

Foram feitos vários lançamentos testes em campo aberto, seguindo as recomendações de segurança – inclusive uso de EPI pelos estudantes, no intuito de prevenirmos qualquer tipo de acidente.

O evento, propriamente dito, ocorreu no dia 04 de outubro, no segundo dia do SE²PIN. Infelizmente, nesta edição do evento nenhuma equipe conseguiu atingir o alcance horizontal de 100 metros. Todavia, vale destacar que três equipes na fase de testes atingiram um alcance maior do que 100 metros. No dia da 3ª Mostra de Lançamento de Foguetes, a comunidade externa pôde assistir aos lançamentos.

O projeto terá continuidade no Campus Jacarezinho e espera-se envolver mais a comunidade interna e externa.