Campus Jacarezinho organiza I Semana de Arte e Cultura – Campus Jacarezinho

Semana de Arte e Cultura

Campus Jacarezinho organiza I Semana de Arte e Cultura

Entre os dias 10 e 15 de junho, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) organizou a I Semana de Arte e Cultura do Campus.

Na segunda-feira, dia 10 de junho, ocorreu a abertura, com o tema Arte e Existência. A noite de abertura contou com a mesa-redonda “Pesquisa e hibridismo nas artes da cena”, tendo a participação da Profa. Dra. Margarida Vine, do Prof. Dr. Aguinaldo de Souza e do Prof. Dr. Mauro Rodrigues, integrantes do corpo docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Contando com apresentação das pesquisas pessoais desenvolvidas por cada um, a mesa teve como foco o fazer cênico na atualidade e o transbordamento das suas linhas de fronteira.

Na terça-feira, dia 11, foi a vez da literatura, com a mesa-redonda “Literatura importa?”, composta pelo Prof. Dr. Luis Eduardo Veloso Garcia (UENP), pelo Me. James Rios de Oliveira Santos (UENP) e por Meline Lopes (PPEd-UENP). A mesa colocou em debate temas importantes à literatura contemporânea, tais como o fortalecimento da produção e narrativa literárias realizadas por negros, mulheres e grupos Lgbtq+. Após a mesa, a programação seguiu com muita música boa no ponto de encontro do evento, o Barbarril, com o Pocket Show de Leonara Barreto e Adrio Schwingel.

Na quarta-feira, dia 12, o evento contou com a participação dos artistas plásticos jacarezinhenses Jucelino Biagini e Edimilson Donizete dos Santos, que realizaram uma exposição com obras abordando a história da cidade e do país, estabelecendo relação intrínseca entre memória e crítica política e social. Após a exposição, os artistas compuseram a mesa-redonda “As artes plásticas em Jacarezinho: memória, resistência e sementes”, tendo como foco importantes nomes que fizeram parte da história artística da cidade e aqueles que movimentam a cena cultural da mesma na atualidade.

A quinta-feira, dia 13, contou, no período da tarde, com a apresentação do espetáculo de rua “O Grand Circo Esmeralda”, encenado pelos artistas Kellyn Bethania e Diogo Igor. A apresentação teve presença de aproximadamente 250 crianças de escolas da rede municipal. No período noturno a programação teve continuidade com a aula aberta “Nelson Rodrigues: vida, obra e processo de criação”, ministrada pelo Prof. Me. José Francisco Quaresma (IFPR/PPGEL-UEL). Na aula, o pesquisador abordou a vasta produção literária rodrigueana, abordando desde o Nelson Rodrigues cronista até o Nelson Rodrigues dramaturgo, hoje conhecido internacionalmente pelas suas peças teatrais.

Graças à paralisação nacional, ocorrida no dia 15 de junho, o encerramento do evento foi transferido para a segunda-feira, dia 17, contando com a conferência “Samba: da marginalidade ao estrelato”, realizada pela Profa. Dra. Fabiana Lopes da Cunha (UNESP). Fabiana abordou o surgimento do samba no Rio de Janeiro e seu percurso histórico até meados dos anos de 1950. A pesquisadora teve como foco as transfigurações sociais e políticas do samba carioca, que de perseguido e marginalizado em suas origens, passa, já na primeira metade do século XX, a se configurar como símbolo de brasilidade e exaltação nacional.

Segundo Antônio Rodrigues, coordenador do evento e representante do Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal “a semana foi de suma importância para estabelecer uma relação mais próxima entre artistas, pesquisadores e comunidade. Além disso, também entendo que esse é um meio de fomentar a produção e a reflexão artísticas na cidade. Sem dúvida alguma, isso evidencia o compromisso que o Instituto Federal vem tendo com Jacarezinho e região, proporcionando espaços para debates diversos e necessários”.

Para Rodolfo Fiorucci, Diretor Geral do Campus Jacarezinho, foi uma alegria acompanhar a Semana de Arte do Campus. Em suas palavras, “tudo foi muito bem organizado e as palestras, as apresentações, todas tiveram uma qualidade indiscutível”. O Diretor Geral ressalta que “o curso de Arte Dramática sempre cumpre seu papel social e cultural, além de tocar em questões críticas da sociedade por outro viés. Vida longa à arte e ao curso!”

A semana foi concebida e realizada pelo Núcleo de Arte e Cultura do Campus Jacarezinho, composto por Adrio Schwingel, Bárbara Lamounier Borges Lima, Carlos Henrique da Silva, Cláudia das Graças Cândido, Douglas Alexandre Rodrigues, Hoster Older Sanches, Larissa Mirando Julio, Pedro Renato Anizelli, Rafael Ribas Galvão, Jucelino Biagini, Renan Bonito Pereira, Leonara Nicole Barreto, Diogo Igor Cezário de Oliveira, Kellyn Bethania Gomes da Silva, Mariana de Souza Montezel, Adelvane Néia de Lima, Marlon Sergio da Silva, Zulma Rodrigues dos Santos, Heriveuto Augusto de Souza.

E contou com as contribuições e apoio de Luis Miguel Lopes Rojas (arte original), André Felipe (arte digital), Barbarril, Eduardo’s Restaurante, Prefeitura Municipal de Jacarezinho, Secretaria da Educação de Jacarezinho.